Feira premiou projetos inovadores

Postado por: Vanessa Correa Gama
Foto_destaque1

A 3ª Feira de Soluções Inovadoras, uma competição de projetos de caráter educacional, aconteceu nos dias 20 e 21 de julho, no Complexo Multiuso Dercir Pedro de Oliveira, na UFMS.

O evento promoveu atividades de fomento à cultura empreendedora por meio da orientação, capacitação e apoio a novas ideias e iniciativas inovadoras, mobilizando acadêmicos de graduação e docentes da Instituição.

Participaram da feira alunos, professores e técnicos da UFMS, empresários e representantes de instituições como Sebrae, Senai, Embrapa, Anjos do Brasil, empresários, além de visitantes externos em geral. Além das exposições dos discentes de graduação, esta edição contou com uma categoria específica para as Empresas Juniores da UFMS e premiação de propostas com destaque para modelo de Negócios Sociais.

Composta por três fases, sendo a primeira a inscrição dos participantes e a segunda a capacitação em Modelo de Negócios (CANVAS) das equipes selecionadas, a terceira fase da competição foi a exposição que contou diretamente com a avaliação do público, que “investiu” em seus projetos favoritos, e de certificadores.

Os valores acumulados por cada proposta resultaram numa nota que influenciou em 10% da nota final que definiu os vencedores de cada modalidade. Além da competição, o evento também teve palestras sobre empreendedorismo e inovação e movimento júnior para todos os públicos.

No dia 20, o palestrante Guto Belchior falou sobre Empreendedorismo. No dia 21 pela manhã, os participantes puderam conhecer a Oficina de Games de Empreendedorismo, onde a fundadora e presidente da Sinergia Studios, Gória Maria Garcia Pereira e o desenvolvedor da mesma empresa, Pedro Cabianca, apresentaram o Deed, um jogo de negócios e empreendedorismo sustentável. À tarde foi a vez do consultor e empresário Francismo Batista de Almeida ministrar o painel “Inovação como estratégia de alavancar seu negócio” junto com Carlos Henrique Santana, líder do Núcleo Regional do Mato Grosso do Sul, que falou sobre “Como conseguir recursos com investidores”. Já o diretor de Assuntos Regulatórios da AVON, João Alberto Hansen, ficou responsável pelo painel “Cases de sucesso”.

No final da tarde do dia 21, as empresas finalistas tiveram 5 minutos para expor suas ideias para a banca avaliadora, que em seguida, escolheram os vencedores de cada categoria. O Diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro parabenizou as equipes participantes e incentivou a continuidade das propostas. “É preciso encurtar o caminho entre a academia e o empresariado, dar o 1º passo e acreditar que é possível fazer a diferença”, enfatizou. O Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, Valdir Souza Ferreira afirmou que o empreendedorismo é muito importante para a UFMS, e que a academia é o espaço de experimentação.

As equipes vencedoras nas modalidades “Projeto Inovador” e “Empresa Júnior”, discentes e docentes, foram premiadas com uma viagem nacional com o objetivo de visita técnica a empreendimentos inovadores, com transporte e hospedagem pagos.

Fonte: UFMS » Notícias » Feira premiou projetos inovadores