Pós-graduação recebe recursos do Proap para 2019

Postado por: Nalvo Junior

A UFMS recebeu 100% dos recursos previstos para 2019 do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa tem como proposta financiar as atividades dos cursos de Pós-graduação, proporcionando melhores condições para a formação de recursos humanos.

Serão repassados aos Programas de Pós-graduação acadêmicos da UFMS R$ 816,3 mil, valor que será destinado a gastos com custeio (diárias, passagens, contratação de pessoas jurídicas, compra de materiais de consumo, entre outros). Para o Programa Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) foram destinados R$ 54,7 mil.

Podem ser beneficiados com o Proap alunos regularmente matriculados em eventos científicos no país e no exterior, tais como congressos, seminários e cursos, professores convidados em bancas examinadoras de dissertações, teses e exames de qualificação e participação em eventos no país e no exterior.

A Capes define os valores repassados a cada Programa de Pós-graduação conforme cálculos que levam em consideração o conceito/nota do curso, número de alunos, custo do curso, entre outras questões.

“O fato de a UFMS ter recebido 100% dos recursos do Proap diminui um pouco a falta de recursos pelo qual passam os Programas em época de contingenciamento”, diz o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Nalvo Franco de Almeida Junior.

Além dos recursos da Capes, os Programas de Pós-graduação recebem ajuda da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp) a partir a abertura de editais, quando possível, que contemplam diárias, passagens e outros gastos que podem dessa forma direcionar o recurso do Proap para outros fins de custeio.

Confira aqui os valores do Proap para cada Programa.

Texto: Paula Pimenta