CHAMADA FUNDECT Nº 03/2022 – WATER4ALL 2022

Postado por: Nathalie de Oliveira Arakaki
Professor da UFMS é nomeado para assumir Diretoria Científica da Fundect -  UFMS CONFAP - YouTube

CHAMADA FUNDECT Nº 03/2022 – WATER4ALL 2022  Iniciativas de Programação Conjunta Gestão de Recursos Hídricos em Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), em parceria com a Conselho Nacional das Fundações de Amparo a Pesquisas Brasileiras (CONFAP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir da Chamada Transnacional Conjunta Water4all 2022, publicada pelo CONFAP em parceria com o CNPq, European Water4All Partnership, torna pública a Chamada Fundect/CONFAP Nº 03/2022 – WaterA4ll 2022. 

A chamada tem objetivo de apoiar projetos colaborativos e transnacionais de pesquisa, desenvolvimento e inovação que abordem questões de melhoria a segurança da água a longo prazo, visando o gerenciamento de recursos hídricos, nos seguintes tópicos:

 I – Resiliência, adaptação e mitigação a eventos hidroclimáticos extremos; 

II – Ferramentas para gestão da água no contexto de eventos hidroclimáticos extremos; e 

III – Melhor governança da água no contexto de eventos hidroclimáticos extremos e contextos internacionais.

As pré-propostas deverão ser enviadas em língua inglesa na plataforma https://water4all2022-submission.mur.gov.it, até às 15h do dia 31 de outubro de 2022, O resultado final será divulgado de 20/01/2023 a 02/02/2023 no  mesmo endereço eletrônico.

 No máximo duas propostas serão contratadas com recursos disponíveis nesta Chamada Fundect/CONFAP, e cada proposta poderá solicitar o valor de até R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais). 

São elegíveis a participação neste edital:

  1. Na qualidade de coordenador da proposta, o responsável pela apresentação da proposta deverá:
  2. a) ser o coordenador principal da proposta;
  3. b) possuir título de doutorado; 
  4. c) ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro que esteja em situação regular no país; 
  5. d) residir no Estado de Mato Grosso do Sul;
  6. e) possuir cadastro atualizado no sistema SIGFUNDECT (https://sigfundect.ledes.net/); 
  7. f) possuir curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes (CNPq); 
  8. g) possuir vínculo empregatício (celetista ou estatutário) com instituição de ensino superior (IES) e/ou de pesquisa sediada no Estado de Mato Grosso do Sul, que figurará no termo de outorga como interveniente. É reservado à FUNDECT o direito de solicitar, se julgar necessário, documentos que comprovem a atuação legal da instituição em atividades de pesquisa científica e tecnológica;
  9. h) não ser professor/pesquisador substituto, visitante ou DCR (Desenvolvimento Científico Regional); 
  10. i) não possuir qualquer restrição/pendência com o Estado de Mato Grosso do Sul e com a União no momento de formalizar o termo de outorga; 
  11. j) não possuir qualquer restrição/pendência com a Fundect no momento de envio da proposta pelo Sigfundect; 
  12. k) não possuir qualquer restrição com as fazendas Públicas (Municipal, Estadual e Federal) no momento da formalização do Termo de Outorga; l) cada pesquisador somente poderá participar como coordenador de uma proposta desta chamada. 

A Propp recomenda a leitura atenta da chamada pública (CHAMADA FUNDECT Nº 03/2022), para conhecimento dos critérios de participação e outros detalhes.

Para mais informações, acesse a íntegra do edital abaixo.

Download (PDF, 1MB)