Chamada CNPq/AWS Nº 64/2022 – Acesso às Plataformas de Computação em Nuvem da AWS

Postado por: Nathalie de Oliveira Arakaki

 

Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI – Torre MCTI Serviços de computação em nuvem - Amazon Web Services (AWS)

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e a Amazon Web Service – AWS tornam pública a presente Chamada e convidam os interessados a apresentarem propostas.

O objetivo da chamada é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em áreas de Tecnologias estabelecidas como prioritárias, com vistas a oferecer aos pesquisadores selecionados Acesso ao Ambiente de Computação em Nuvem da AWS (Cloud Credits for Research).

As propostas deverão ser enviadas no site  https://aws.amazon.com/pt/training/awsacademy , até o dia 13 de dezembro de 2022. O resultado final será divulgado no dia 31 de março de 2023 no mesmo endereço eletrônico.

As propostas deverão ser apresentadas para uma das seguintes linhas:

a) Linha 01 – Área de Tecnologias Estratégicas (Espacial; Nuclear; Cibernética; Segurança Pública e de fronteira); 

b) Linha 02 – Área de Tecnologias Habilitadoras (Inteligência artificial; Internet das coisas; Materiais avançados; Biotecnologia; e Nanotecnologia);

c) Linha 03 – Área de Tecnologias de Produção (Indústria; Agronegócio; Comunicações; Infraestrutura; e Serviços); 

d) Linha 04 – Área de Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável (Cidades inteligentes e sustentáveis; Energias renováveis; Bioeconomia; Tratamento e reciclagem de resíduos sólidos; Tratamento de poluição; Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; Preservação ambiental); 

e) Linha 05 – Área de Tecnologias para Qualidade de Vida (Saúde; Saneamento básico; Segurança hídrica; e Tecnologias assistivas); e 

f) Linha 06 – A área de Tecnologias para Promoção, Popularização e Divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação contempla os seguintes setores (Ensino de ciências; Educação empreendedora; e Comunicação social).  

Cada proposta aprovada, independente da linha, poderá receber financiamento entre R$300 mil e R$1 milhão.

São elegíveis a participação neste edital como proponente e equipe:

a) Ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta; 

b) Possuir o título de Doutor;

c) Ser o coordenador do projeto; 

d) Ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto. 

Não há previsão de concessão de recursos financeiros de Capital, Custeio ou Bolsas na presente Chamada.

A Propp recomenda a leitura atenta da chamada pública Chamada CNPq/AWS Nº 64/2022 , e também dos seus anexos para conhecimento dos critérios de participação e outros detalhes.

Para mais informações, acesse a íntegra do edital abaixo.

Download (PDF, 549KB)