Aberta seleção de subprojetos internos para fortalecimento de infraestruturas de pesquisa

Postado por: Mauro Silva

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) vai selecionar nove subprojetos da UFMS para concorrer a três editais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. As chamadas públicas têm o objetivo de fortalecer a infraestrutura de pesquisa do Brasil, apoiando financeiramente a recuperação e atualização de equipamentos de Laboratórios de Pesquisa; a expansão e o desenvolvimento de infraestruturas de pesquisa; e o fortalecimento dos Centros de Pesquisa Científica e Tecnológica.

A Pró-reitora da Propp, Maria Lígia Rodrigues Macedo, explica que os editais internos buscam selecionar os melhores subprojetos para compor as propostas institucionais da UFMS, que serão submetidas nas respectivas chamadas da Finep. “Todas as submissões serão analisadas por uma comissão constituída pela Propp, levando em conta critérios estabelecidos em cada edital e as respectivas diretrizes das chamadas públicas. Após eventual aprovação e contratação do projeto pela financiadora, a Universidade estará apta a receber os recursos financeiros”.

O edital Propp n° 31/2024 – Recuperação 2023, destina-se a selecionar cinco propostas relacionadas à recuperação e atualização de infraestruturas de pesquisa. Serão avaliadas as solicitações de recursos financeiros de equipamentos de porte intermediário ou superior, com valores acima de R$ 200 mil. Entre os gastos financiáveis estão: despesas correntes, como material de consumo e serviços de terceiros; e as despesas de capital, como sistemas e softwares embarcados e materiais permanentes.

Já o edital Propp n° 32/2024 – Centros Temáticos 2023, vai selecionar uma proposta para o fortalecimento Centros de Pesquisa Científica e Tecnológica, aliando o financiamento à implantação e melhoria de sua infraestrutura a projetos de pesquisa que necessitem desta infraestrutura para seu desenvolvimento dentro a das seguintes áreas temáticas: transição energética, transição ecológica, transformação digital, saúde; ou defesa.

E por fim, o edital Propp n° 33/2024 – Proinfra 2023, busca selecionar propostas para apoio financeiro para execução de projetos para expansão e desenvolvimento da infraestrutura de laboratórios de pesquisa. Os proponentes podem solicitar recursos financeiros para aquisição de equipamentos multiusuários de médio e grande porte; aquisição de equipamentos de pequeno porte; e pequenas adaptações de espaço físico para que os equipamentos solicitados sejam instalados.

O diretor de Cooperação Científica e Tecnológica, da Propp, Marco Antônio de Oliveira Mattos, afirma que cada chamada guarda suas peculiaridades com relação às modalidades de solicitação de apoio financeiro. “É importante que os interessados façam uma leitura acurada de cada edital interno que pretendam participar, bem como da respectiva chamada pública da Finep”, reforça.

Para participar da seleção, é obrigatório o cadastro do laboratório e de sua infraestrutura de equipamentos na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do MCTI, além de também ter cadastro na Propp. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 2 de março, no Sistema de Informação e Gestão de Projetos.

Para o diretor de Pesquisa, Luiz Eduardo Roland Tavares, os editais da Finep fortalecem o desenvolvimento da pesquisa no país todo. “A participação nessas chamadas se torna importante, pois são oportunidades ímpares de fortalecimento e expansão de laboratórios de pesquisa, com recursos que não dependem do orçamento da UFMS e que permitem a aquisição de equipamentos de médio e grande porte”.

Texto: Agatha Espírito Santo