Certificado de Pós-Doutorado

Fundamentação legal:

Resolução 279/2017 – COPP

Art.7º No prazo de trinta dias após o término da vigência do Pós-Doutorado, o pós-doutorando deverá entregar na Secretaria de Curso um formulário de encerramento (Anexo VIII) contendo os seguintes documentos:

I – Relatório Científico Final das atividades de pesquisa programadas e efetivamente realizadas, com avaliação do supervisor;
II – lista de atividades de ensino e/ou extensão desenvolvidas, com a devida comprovação;
III – lista de trabalhos publicados e em fase de publicação, com a devida comprovação; e
IV – parecer das devidas instâncias.

§ 1º O Relatório Científico Final deverá ser entregue somente após a comprovação da submissão de pelo menos um artigo em periódico qualificado, patente e/ou produção tecnológica em coautoria com o supervisor, acompanhado de parecer do supervisor.

§ 2º Para que seja emitido o certificado de conclusão de Pós-Doutoramento, é necessária a comprovação do envio de pelo menos um artigo para periódico qualificado da área, exceção às pesquisas que envolvam sigilo com vistas à obtenção de patentes.

§ 3º O Relatório Científico Final será avaliado por avaliador ad hoc e deverá ter a aprovação da Comissão Setorial de Pesquisa, sendo que, no caso de bolsista de agência de fomento, serão considerados os Relatórios aprovados por ela.

§ 4º Compete ao Conselho da Unidade da Administração Setorial, com base no parecer exarado pela Comissão Setorial de Pesquisa, homologar a finalização do Pós-Doutorado.

§ 5º Os certificados de Pós-Doutorados serão emitidos pela Coordenadoria de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação após solicitação do Programa de Pós-Graduação via SEI.

§ 6º Em caso de não atendimento ao estabelecido nesse artigo o pós-doutorando será considerado desligado do Programa de Pós-doutorado e não terá direito a certificado.

Fluxo do processo: