Edital CAPES-PRINT-UFMS

NOVO: Divulgado resultado final do CAPES/PRINT 2018

Em novembro último, a CAPES divulgou o edital do programa CAPES/PrInt, que disponibilizará R$ 300 milhões anuais para apoio a Projetos Institucionais de Internacionalização. No total, serão selecionados até 40 projetos institucionais (40 universidades). As propostas devem ser apresentadas por instituições até o dia 18 de abril de 2018.  Para participar da seleção, as instituições devem ter no mínimo quatro programas de pós-graduação recomendados pela CAPES nas duas últimas avaliações e, pelo menos, dois cursos de doutorado. Os projetos devem durar até 4 anos com início a partir de agosto de 2018 e têm como objetivo apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e estrangeiros. O Programa Capes-PrInt visa assim promover a mobilidade acadêmica, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes vinculados aos PPGs stricto sensu para o exterior e do exterior para o Brasil.

Com o objetivo de consolidar seu projeto de internacionalização com foco no Edital CAPES/PrInt, a UFMS lança o Edital PROPP 045/2018, com o objetivo de selecionar Projetos de Pesquisa em Cooperação Internacional elaborados por Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFMS, de modo a compor uma proposta Institucional da UFMS em atendimento ao Edital Capes-PrInt 41/2017, 

Serão aprovados no máximo 10 (dez) projetos de pesquisa em cooperação internacional, cada um com valor total máximo de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) durante vigência de 4 (quatro) anos, considerando tanto os recursos de custeio, de bolsas e de auxílio aos beneficiários alocados ao projeto. Os recursos destinados a este Edital correrão à conta das dotações orçamentárias da Capes, caso o projeto de pesquisa em cooperação internacional seja aprovado no âmbito da UFMS e o projeto institucional da UFMS seja aprovado no âmbito do Edital Capes 41/2017.

Cada projeto deve envolver a associação em rede de ao menos 2 (dois) PPGs da UFMS com conceito pelo menos quatro, tendo em sua equipe o mínimo de 2 (dois) docentes doutores por programa, além do coordenador (membro permanente de um PPG com doutorado), e no mínimo um pesquisador doutor por instituição estrangeira.

O julgamento dos projetos de pesquisa em cooperação internacional submetidos no âmbito do Edital PROPP 045/2018, assim como a consolidação da proposta institucional da UFMS a ser submetida à Capes e o gerenciamento dos recursos eventualmente transferidos pela Capes à UFMS, caso a proposta institucional da UFMS seja aprovada, serão feitos pelo Grupo Gestor do Projeto Institucional de Internacionalização da UFMS no Edital Capes-PrInt (GG-PRINT-UFMS), nomeado especificamente para esses fins em Portaria 128/2018.

É essencial que todos os interessados nos benefícios leiam tanto o Edital CAPES/PrInt, quanto o Edital PROPP 045/2018, em especial os diretores das UAS e os coordenadores dos PPGs, que devem ainda divulgar aos seus pares esses editais e as oportunidades aqui lançadas.

Itens Financiáveis

  • Auxílio para Missões de Trabalho no Exterior
  • Recursos para Manutenção de Projetos
  • Bolsas no Exterior:
    • Doutorado Sanduíche
    • Professor Visitante Sênior
    • Capacitação em cursos de curta duração (summer/winter schools)
  • Bolsas no País
    • Professor Visitante no País
    • Jovem Talento com Experiência no Exterior
    • Pós-Doutorado com Experiência no Exterior

Cronograma

– 06/02/2018 – Publicação do Edital
– 09/03/2018 – Prazo final para submissão dos projetos
 NOVO PRAZO – 16/03/2018 – Prazo final para submissão dos projetos
– 26/03/2018 – Divulgação da lista preliminar dos projetos aprovados (NOVO: EDITAL 089/2018)
– 28/03/2018 – Prazo final para envio de recurso administrativo
– 02/04/2018 – Divulgação da lista definitiva dos projetos aprovados
– 09/04/2018 – Divulgação da lista definitiva dos projetos aprovados (NOVO: EDITAL 096/2018)
– 18/04/2018 – Data final para o envio do Projeto Institucional da UFMS à Capes

Arquivos úteis