Fomento Brasil-Alemanha na área de Direito

A Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e a Coordenação de Aperefeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançaram uma nova chamada conjunta para o fomento de projetos de pesquisas binacionais na área de Direito. Serão selecionados até 10 projetos conjuntos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros e alemães.

Os projetos contemplados deverão colaborar uns com os outros, por meio de encontros, workshops e outras atividades de cooperação, a fim de formar duas redes de pesquisa Brasil-Alemanha na área de Direito.

Cada proposta deverá conter planejamento de quatro anos de atividades em módulos anuais, considerando a duração de até três anos do projeto, podendo ser renovado por até mais um ano, conforme critérios de avaliação das duas agências.

A chamada integra o Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa CAPES-DFG que, da parte brasileira, prevê financiamento para recursos de manutenção do projeto, missões de trabalho, bolsas de estudo e a realização de um fórum anual do programa.

No Brasil, as inscrições serão feitas junto à Capes pelo proponente a coordenador brasileiro. Na Alemanha, as inscrições serão feitas junto à DFG, pelo proponente a coordenador alemão. Propostas que forem apresentadas somente a uma das agências serão indeferidas. O prazo para submissão é dia 28 de fevereiro.

Para mais informações, acesse:

Fonte: DFG