Bolsas de Demanda Social

Programa de Demanda Social (DS) – CAPES

Objetivo:

Promover a formação de recursos humanos de alto nível, por meio de concessão de bolsas a cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

ORIENTAÇÕES GERAIS:

O calendário para cadastramento, cancelamento, suspensão ou reativação de bolsistas, será divulgado pela divisão de bolsas, mediante comunicado da CAPES.

Documentos necessários que deverão ser enviados para Divisão de Bolsas de Pós-Graduação, atendendo o calendário de abertura do SAC.

Bolsistas demanda Social

1 – cadastro do bolsista devidamente preenchido e assinado pelo bolsista e presidente da comissão de bolsa

2 – termo de compromisso devidamente preenchido e assinado pelo bolsista, coordenador do Programa e presidente da comissão de bolsas. A assinatura do aluno deverá ser reconhecida em cartório.

3 – comprovante de residência em nome do bolsista ou declaração de residência.(O bolsista deverá fixar residência na cidade onde realiza o curso).

4 – cópia dos dados bancários do bolsista – Banco do Brasil, não podendo ser conta poupança ou conta conjunta.

Os bolsistas deverão ser cadastrados pelo Coordenador do Programa na Plataforma SUCUPIRA

O Programa de Pós-Graduação deverá manter arquivo de todos os documentos enviados à esta Divisão.

Formulários importantes – Bolsistas Demanda Social (DS):

 

Informações importantes:

A não conclusão do curso acarretará a obrigação de restituir os valores despendidos com a bolsa, salvo se motivada por caso fortuito, força maior, circunstância alheia à sua vontade ou doença grave devidamente comprovada. A avaliação dessas situações fica condicionada à aprovação pela Diretoria Colegiada da CAPES, em despacho fundamentado.

Distribuição das Bolsas de Demanda Social