COREMU

A Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) é uma descentralização, em âmbito das instituições formadoras, da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS). Atualmente, há 5 (cinco) Programas de Residência sob a supervisão pedagógica da COREMU, quais sejam:

1. Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica;

2. Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária;

3. Programa de Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial;

4. Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico;

5. Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados.

A COREMU é regida, em sua natureza administrativo-organizacional, pela Resolução COPP n. 65, de 9 de março de 2018; nessa resolução, é possível vislumbrar sua natureza, sua finalidade e sua composição, havendo também prescrições acerca de seu Coordenador e Vice-Coordenador, bem como, as atribuições da COREMU, como se dão suas reuniões e suas peculiaridades.

No que concerne ao funcionamento dos Programas Uni e Multiprofissionais de Residência, sua regulamentação se dá pela Resolução COPP n. 64, de 8 de março de 2018. Essa norma, de caráter genérico, é a baliza para a elaboração dos regulamentos específicos de cada um dos cinco Programas listados, tratando sobre as definições e objetivos dos Programas – sua criação e organização, sua duração e estrutura didática -, sobre a gestão de colaboradores – docentes, tutores e preceptores e a possibilidade de seu credenciamento, recredenciamento e descredenciamento – e sobre os residentes – processo de seleção, inscrição, matrícula e transferência, seu processo de avaliação, possíveis licenças e trancamentos e desistência, desligamento ou abandono do programa.

Exercendo, atualmente, a função de Coordenadora da COREMU, está a Prof.ª Dr.ª Camila Guimarães Polisel, cujo lattes pode ser acessado aqui.  A atual composição dessa Comissão pode ser encontrada na Instrução de Serviço PROPP n. 50, de 25 de junho de 2018.

Havendo quaisquer dúvidas a respeito da COREMU e/ou suas atribuições e competências, entre em contato pelo e-mail coremu.propp@ufms.br.