Programas de Residência UFMS 2021: 62 vagas

Estão abertas até 22 de novembro as inscrições para seis programas de Residência da UFMS. As oportunidades são para profissionais formados ou estudantes que estejam concluindo a graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social ou Terapia Ocupacional. Os interessados devem acessar o site da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) para acessarem os editais e realizarem a inscrição.

A seleção para os programas será composta por prova escrita e análise do currículo. A previsão para realização da prova é 5 de dezembro em Campo Grande (MS). A taxa de inscrição é de R$200,00 e a solicitação de isenção pode ser feita até as 23h59 de hoje, 30 de outubro.

A coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU), Camila Guimarães Polisel explicou que a Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, desenvolvida em regime de dedicação exclusiva, realizada sob supervisão docente-assistencial, voltada para a educação em serviço e destinada às categorias profissionais que integram a área de saúde, excetuada a médica. “Trata-se de uma das iniciativas mais promissoras para a implementação da educação e prestação de cuidados em saúde de forma interprofissional, onde as ações de saúde se organizam com base no trabalho em equipe para oportunizar ações, visando alcançar a melhoria do cuidado. Além disso, constitui-se em um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde”, informou.

No programa de Residência Multiprofissional em Saúde – Área de concentração: Atenção ao paciente crítico (PREMUS/APC) são 18 oportunidades; no programa de Residência Profissional em Saúde – Medicina Veterinária (PREPRO/MV) são 16 e no programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados –Área de concentração: Atenção à saúde do idoso (PREMUS CCI) UFMS/Hospital São Julião/ESP/SES são 14.

O programa de Residência Multiprofissional em Reabilitação Física (PREMUS/REAB) tem oito oportunidades; o programa de Residência em Enfermagem – Área de concentração: Enfermagem Obstétrica seis e o Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CTBMF) duas.

 

Texto: Ariane Comineti