Prêmio CNPq Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2021

Prezados orientadores e bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica

Informo aos senhores sobre o lançamento do 19º PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – 2021.

 O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica tem como objetivos premiar bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa.

  1. Na categoria Bolsista de Iniciação Científica concorrerão bolsistas do CNPq participantes do PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, do PIBIC-Af – Programa Institucional de Iniciação Cientifica nas Ações Afirmativas e bolsistas de Iniciação Científica de quotas do Pesquisador (Bolsa Balcão), que tenham desenvolvido projetos no período de 1º de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021.
  2. Na categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica concorrerão bolsistas do CNPq participantes do PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e bolsistas ITI – Iniciação Tecnológica Industrial, que tenham desenvolvido projetos no período de 1º de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021.

As indicações dos bolsistas para concorrerem ao prêmio deverão ser encaminhadas à Secretaria de Iniciação Científica e Tecnológica (SEICT), por e-mail seict.propp@ufms.br, até o dia 3 7 de março de 2022 (prorrogado), com a documentação abaixo, em arquivo único, no formato PDF:

Formulário de indicação confira aqui o modelo;
Histórico escolar;
Carta de recomendação do orientador sobre o perfil, atuação e atribuições do bolsista, e
Relatório do bolsista (relativo ao período de 1º de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021), com no máximo 25 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12, espaçamento 1,5, contendo:
Título do relatório do bolsista;
Nome, e-mail e telefone do bolsista;
Nome, endereço, telefone, e e-mail da instituição de vínculo da bolsa;
Nome, e-mail e telefone do professor orientador;
Resumo;
Apresentação (introdução, justificativa e objetivos);
Desenvolvimento (metodologia e análise);
Conclusão (resultados da pesquisa), e
Referências bibliográficas

NOTA 1: Caso o candidato seja indicado em uma categoria (Bolsista de Iniciação Científica ou Bolsista de Iniciação Tecnológica) diferente do programa de vinculação da bolsa do CNPq, ou apresente a documentação incompleta, será automaticamente desclassificado.

A SEICT/DIPEQ/PROPP, junto com o Comitê Interno de Iniciação Científica Tecnológica da UFMS (CIC&T), ficará responsável por selecionar e enviar ao CNPq os 03 melhores relatórios de cada categoria, sendo um de cada grande área do conhecimento. (Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências da Vida e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes), com prioridade aos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq premiados no Evento Integra UFMS 2021.

Para consultar os trabalhos premiados no Integra UFMS 2021, acesse https://www.ufms.br/integra-ufms-2021-encerra-com-destaque-e-mencao-honrosa-aos-melhores-trabalhos/

Premiação, regulamento e demais informações, acesse http://premios.cnpq.br/.

 

RELATÓRIOS SELECIONADOS:

 

Bolsista PIBIC-CNPq Bolsista PIBITI-CNPq
Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes Luana Santana Oliveira Não teve candidatos
Ciências Exatas e suas Engenharias Kaique Godez Gimenez  Pereira Não teve candidatos
Ciências da Vida Breno Brey D’auria Mariana Falaschi

 

Critérios utilizados, nesta ordem:

a) Bolsistas CNPq premiados no evento Integra UFMS 2021.

b) Seleção dos melhores relatórios pelo Comitê de Iniciação Científica Tecnológica da UFMS (CIC&T). Cada trabalho foi avaliado por dois consultores ad hoc.

Critérios utilizados pelo Comitê:

CRITÉRIOS PONTUAÇÃO MÁXIMA NOTA DO CONSULTOR
Mérito, relevância e qualidade do relatório final 30
Originalidade e inovação 30
Aplicação prática da pesquisa para a solução de problemas concretos e com resultados finais 30
Perfil, histórico escolar, atuação e atribuições do bolsista do ponto de vista do orientador 10

 

A nota e o parecer podem ser solicitados pelo orientador ou aluno via e-mail seict.propp@ufms.br

Dúvidas ou informações que se fizerem necessárias, pelo telefone (67) 33457193, ramal 7193 ou pelo e-mail: seict.propp@ufms.br.