Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu

É a unidade responsável pelo suporte administrativo e técnico nos diversos processos e programas que envolvem os cursos de pós-graduação stricto sensu.

Serviços

  • aplicar a política de pós-graduação aprovada pelos Conselhos Superiores competentes;
  • prestar apoio técnico para encaminhamento de propostas de cursos novos à CAPES;
  • prestar apoio administrativo para implantação dos cursos novos;
  • auxiliar no encaminhamento para aprovação dos regulamentos, estrutura curricular, corpo docente e editais dos cursos;
  • auxiliar na correção dos editais, a serem publicados pelas unidades setoriais;
  • prestar apoio aos programas nos relatórios de coleta de dados para a CAPES, visando as avaliações quadrienais;
  • promover o acompanhamento das atividades dos cursos e programas;
  • emitir certificados de pós-doutorado de cursos de pós-graduação stricto sensu;
  • elaborar e manter atualizado dados relativos à pós-graduação stricto sensu (cursos, docentes, alunos, etc.);
  • promover o acompanhamento de programas da Capes, tais como PNPD, PDSE, PEC-PEG, PVNS e outros;
  • prestar assistências relacionadas ao Sistema de Gestão da Pós-Graduação;
  • divulgar os editais dos órgãos de fomento visando melhoria da infraestrutura da pós-graduação;
  • promover o acompanhamento da distribuição de cotas de bolsas dos programas da Capes;
  • providenciar o encerramento dos processos de cursos descredenciados, assim como a organização dos arquivos e dados acadêmicos;
  • proceder a alimentação/manutenção do site da PROPP e Portal de Pós-Graduação – dados stricto sensu;
  • proceder a alimentação da plataforma de integração de dados das instituições de ensino superior;
  • elaborar e divulgar catálogos da unidade
  • cumprir e divulgar entre os coordenadores dos programas de pós-graduação todas as normas do Programa de Demanda Social/CAPES;
  • providenciar a divulgação das comunicações pertinentes enviadas pela CAPES;
  • realizar cadastros, suspensão e cancelamentos de bolsistas no Sistema de Acompanhamento de Concessões – SAC;
  • apresentar relatórios e documentos solicitados, bem como praticar todos os demais atos necessários ao bom funcionamento do Programa de Bolsas;
  • manter arquivo atualizado, com informações administrativas e individuais dos bolsistas de pós-graduação;
  • elaborar relatórios gerenciais;
  • desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação;

Demais informações, consultar a SEPOS/DIPOS/PROPP.

Responsáveis: Susana Boschetti da SilvaAntonio Koodi Kato e Ilze Katsue Morita Melo
e-mail: sepos.propp@ufms.br
telefones (67) 3345-7198 / 3977 / 7744

Plataforma Sucupira


Abaixo o mapeamento dos principais processos executados pela DIPSS/CPG/PROPP:

Aceitação de candidatos diplomados por IES estrangeira

Alteração do número de vagas

Alteração de linha de pesquisa ou área de concentração

Alteração de estrutura curricular

Cancelamento bolsista

Certificado de pós-doutorado

Credenciamento e recredenciamento de docentes

Descredenciamento de docentes

Inclusão de participantes externos

Desbloqueio do SigPós

Edital de seleção

Encaminhamento de diplomas aos cursos

Matrícula manual no SigPós

Prorrogação de pós-doutorado

Regulamento