Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu
É a unidade responsável pelo suporte administrativo e técnico nos diversos processos e programas que envolvem os cursos de pós-graduação stricto sensu.
Serviços
- aplicar a política de pós-graduação aprovada pelos Conselhos Superiores competentes;
- prestar apoio técnico para encaminhamento de propostas de cursos novos à CAPES;
- prestar apoio administrativo para implantação dos cursos novos;
- auxiliar no encaminhamento para aprovação dos regulamentos, estrutura curricular, corpo docente e editais dos cursos;
- auxiliar na correção dos editais, a serem publicados pelas unidades setoriais;
- prestar apoio aos programas nos relatórios de coleta de dados para a CAPES, visando as avaliações quadrienais;
- promover o acompanhamento das atividades dos cursos e programas;
- emitir certificados de pós-doutorado de cursos de pós-graduação stricto sensu;
- elaborar e manter atualizado dados relativos à pós-graduação stricto sensu (cursos, docentes, alunos, etc.);
- promover o acompanhamento de programas da Capes, tais como PNPD, PDSE, PEC-PEG, PVNS e outros;
- prestar assistências relacionadas ao Sistema de Gestão da Pós-Graduação;
- divulgar os editais dos órgãos de fomento visando melhoria da infraestrutura da pós-graduação;
- promover o acompanhamento da distribuição de cotas de bolsas dos programas da Capes;
- providenciar o encerramento dos processos de cursos descredenciados, assim como a organização dos arquivos e dados acadêmicos;
- proceder a alimentação/manutenção do site da PROPP e Portal de Pós-Graduação – dados stricto sensu;
- proceder a alimentação da plataforma de integração de dados das instituições de ensino superior;
- elaborar e divulgar catálogos da unidade
- cumprir e divulgar entre os coordenadores dos programas de pós-graduação todas as normas do Programa de Demanda Social/CAPES;
- providenciar a divulgação das comunicações pertinentes enviadas pela CAPES;
- realizar cadastros, suspensão e cancelamentos de bolsistas no Sistema de Acompanhamento de Concessões – SAC;
- apresentar relatórios e documentos solicitados, bem como praticar todos os demais atos necessários ao bom funcionamento do Programa de Bolsas;
- manter arquivo atualizado, com informações administrativas e individuais dos bolsistas de pós-graduação;
- elaborar relatórios gerenciais;
- desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação;
Demais informações, consultar a SEPOS/DIPOS/PROPP.
Responsáveis: Susana Boschetti da Silva, Antonio Koodi Kato e Luanna Costa Rangel da Silva Moreira
e-mail: sepos.propp@ufms.br
telefones (67) 3345-7198 / 3977 / 7744
Plataforma Sucupira
- Manual – Conceitos e Preenchimento – Coleta de Dados
- Manual – Preenchimento APCN
- Perguntas Frequentes 1
- Perguntas Frequentes 2
Abaixo o mapeamento dos principais processos executados pela SEPOS/DIPOS/PROPP: