Prêmio CNPq Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2022 (PRORROGADO)

Prezados orientadores e bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica

Informo aos senhores sobre o lançamento do 20º PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – 2022.

Os programas institucionais dirigidos aos estudantes do Ensino Superior são: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC-Af, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico – PIBITI. Os programas por quotas ao pesquisador são Iniciação Científica – IC e Iniciação Tecnológica Industrial – ITI. O programa voltado para os estudantes do Ensino Médio é o PIBIC-EM.

Nas categorias Bolsista de Iniciação Científica, Bolsista de Iniciação Tecnológica e Bolsista de Iniciação Científica Júnior, poderão ser indicados bolsistas do CNPq que tenham desenvolvido projetos no período de 1º de setembro de 2021 a 31 de agosto de 2022.

As indicações dos bolsistas para concorrerem ao prêmio deverão ser encaminhadas à Secretaria de Iniciação Científica e Tecnológica (SEICT), por e-mail seict.propp@ufms.br, até o dia 10 de março de 2023 (PRORROGADO), com a documentação abaixo, em arquivo único, no formato PDF:

a) formulário de indicação confira o modelo AQUI;

b) histórico escolar;

c) carta de recomendação do orientador sobre o perfil, atuação e atribuições do bolsista;

d) autorização para a publicação do relatório do bolsista assinada pelo seu responsável legal (em caso de bolsista menor de idade);

e) relatório do bolsista (relativo ao período de 1º de setembro de 2021 a 31 de agosto de 2022), com no máximo 25 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12, espaçamento 1,5, contendo:

– Título do relatório do bolsista;
– Nome, e-mail e telefone do bolsista;
– Nome, endereço, telefone, e e-mail da instituição de vínculo da bolsa;
– Nome, e-mail e telefone do professor orientador;
– Resumo;
– Apresentação (introdução, justificativa e objetivos);
– Desenvolvimento (metodologia e análise);
– Conclusão (resultados da pesquisa);
– Referências bibliográficas; e

f) currículo na Plataforma Lattes atualizado em 2023.

NOTA 1: Caso o candidato seja indicado em uma categoria (Bolsista de Iniciação Científica ou Bolsista de Iniciação Tecnológica) diferente do programa de vinculação da bolsa do CNPq, ou apresente a documentação incompleta, será automaticamente desclassificado.

A SEICT/DIPEQ/PROPP, junto com o Comitê Interno de Iniciação Científica Tecnológica da UFMS (CIC&T), ficará responsável por selecionar e enviar ao CNPq os 03 melhores relatórios de cada categoria, sendo um de cada grande área do conhecimento. (Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências da Vida e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes), com prioridade aos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq premiados no Evento Integra UFMS 2022.

Categoria Bolsista de Iniciação Científica:

– 1 bolsista da grande área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes

Categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica:

– 1 bolsista da grande área de Ciências da Vida

– 1 bolsista da grande área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Categoria Bolsista de Iniciação Científica Júnior:

– 1 bolsista da grande área de Ciências da Vida

– 1 bolsista da grande área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Para consultar os trabalhos premiados no Integra UFMS 2022, acesse https://integra.ufms.br/trabalhos-premiados-integra-2022/.

Premiação, regulamento e demais informações, acesse http://premios.cnpq.br/.

Dúvidas ou informações que se fizerem necessárias, pelo telefone (67) 33457193, ramal 7193 ou pelo e-mail: seict.propp@ufms.br.