3ª chamada de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia – Serrapilheira

Postado por: Nathalie de Oliveira Arakaki

O Instituto Serrapilheira em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), a 3ª chamada pública conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia. A chamda tem como objetivo como objetivo financiar novas linhas de pesquisa em ecologia formuladas por pós-doutores negros ou indígenas que almejam obter, no médio prazo, uma posição formal como professor ou pesquisador. As incrições é de 7 de janeiro a 4 de fevereiro de 2025. As pré-propostas devem ser submetidas eletronicamente por meio do portal do Serrapilheira no Fluxx .

A chamada irá contemplar até 4 pós-doutorandos para desenvolver suas pesquisas na Bahia com bolsa mensal de 5.200 reais. Os candidatos devem ter recebido grau de doutor entre 1º de janeiro de 2014 e 30 de junho de 2025. Essa condição será ajustada em até dois anos para mulheres com filhos. Assim, mulheres com um único filho deverão ter obtido o doutoramento entre 1º de janeiro de 2013 e 30 de junho de 2025, e mulheres com dois ou mais filhos, entre 1º de janeiro de 2012 e 30 de junho de 2025. A data de defesa da tese será a baliza para a aceitação de inscrições, e não a data da emissão do diploma. A data de conclusão do doutorado deve estar rigorosamente de acordo com as condições acima. A declaração de não-vínculo empregatício será exigida apenas no momento da assinatura do contrato, conforme diretrizes específicas da FAPESB, não sendo necessária para a inscrição.

Serão apoiados projetos em ecologia. Os candidatos só poderão submeter uma proposta por chamada e um máximo de três propostas durante todo o período em que são elegíveis. A submissão das propostas se realiza em duas fases: fase 1 (pré-propostas) e fase 2 (propostas completas).

A Propp recomenda a leitura atenta da chamada pública para conhecimento dos critérios de participação e outros detalhes. Veja edital na íntegra.