Diretoria de Cooperação Científica e Tecnológica

É a unidade responsável pelo apoio à pesquisa científica e tecnológica e ao desenvolvimento da pós-graduação diretamente e/ou por meio de parcerias com universidades, empresas, governo e outras organizações.

Competências

  • Incentivar o desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas e de pós-graduação de forma articulada com a Diretoria de Pesquisa e com a Diretoria de Pós-Graduação.
  • Articular junto à Agência de Internacionalização e de Inovação e aos grupos de pesquisas da UFMS novas demandas e parcerias para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas na pós-graduação.
  • Articular com universidades, empresas, governo e outras organizações visando a mútua cooperação para o desenvolvimento das pesquisas científicas e tecnológicas e da pós-graduação.
  • Manter intercâmbio para a criação e a divulgação de conhecimentos, com órgãos públicos e entidades governamentais ou particulares, nacionais ou estrangeiras, que atuam no segmento de desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Analisar propostas para o estabelecimento de parcerias voltadas para as áreas de pesquisa científica e tecnológica e pós-graduação de forma articulada com a Agência de Internacionalização e Inovação.
  • Estabelecer mecanismos de acompanhamento e avaliação dos projetos de pesquisa científica e tecnológica e de pós-graduação de forma articulada com a Diretoria de Pesquisa e com a Diretoria de Pós-Graduação.
  • Elaborar relatórios Gerenciais e de Avaliação dos setores da Propp para subsidiar a Pró-reitoria.
  • Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

Responsável pela unidade

Diretor: Marco Antônio de Oliveira Mattos (Currículo Lattes)

Equipe:

Luana Neves Vanelli Freiria (Currículo Lattes)

Nathalie de Oliveira Arakaki (Currículo Lattes)

Contatos:

Telefone: 3345-7197

E-mail: dict.propp@ufms.br

 

 

Agenda


Notícias DICT


Chamada Fundect/CONFAP-WBI – 17/2024 – Apoio a projetos conjuntos de Pesquisa e Inovação entre Brasil e Bélgica

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação , Produção e Agricultura Familiar (SEMADESC), por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), e em parceria com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo a Pesquisas Brasileiras (CONFAP) e […]

19ª edição do Para Mulheres na Ciência: um programa do Grupo L’Oréal no Brasil, ABC e UNESCO no Brasil

Estão abertas as inscrições para 19ª edição do Para Mulheres na Ciência: um programa do Grupo L’Oréal no Brasil, ABC e UNESCO no Brasil. Todos os anos, na edição local, sete jovens pesquisadoras das áreas de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática recebem uma bolsa de R$ 50 mil cada para serem […]

Chamada 03/2024 – PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL – PCI – Seleção de Candidatos para Bolsas

O Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal – INPP torna pública a presente a CHAMADA Nº 03/2024 e convida os interessados a apresentarem suas candidaturas nos termos aqui estabelecidos. O Objetivo da chamada é a seleção de pessoal qualificado que contribua para a execução de projetos de pesquisa no âmbito do Subprograma de Capacitação Institucional […]