Biotério Central

Central Animal Facility - Technical Unit

Apresentação

O Biotério Central é uma unidade de apoio vinculada a Diretoria de Cooperação Científica e Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e tem como objetivo produzir e fornecer animais de laboratório com qualidade genética e sanitária para atender as atividades e/ou projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de oferecer suporte técnico e operacional às atividades envolvendo a utilização desses animais na Instituição.

Modelos animais

Rattus norvegicus/Wistar: Modelo heterogênico (outbred) frequentemente utilizado como modelo de toxicologia, pesquisa biomédica em geral e estudos de comportamento.

Mus musculus/ SWISS: Camundongos heterogênicos (outbred) utilizados em pesquisas biomédicas, principalmente em farmacologia.

Mus musculus/BALB/c: Camundongos isogênicos (inbred) utilizados principalmente em imunologia, produção de anticorpo monoclonal, farmacologia e toxicologia.

Mus musculus/C57BL/6: Camundongos isogênicos (inbred) utilizados como modelo para imunologia, toxicologia e oncologia. Também utilizado como background para camundongos transgênicos e mutantes.

Mus musculus/Hairless (HRS/J): Mutante espontâneo da linhagem BALB/c mantido como colônia inbred. Modelo utilizado principalmente em dermatologia e oncologia.

Mus musculus/NSG (NOD SCID GAMMA): Camundongos imunodeficientes mantidos como colônia inbred. Modelos de estudos para xenoenxertos, AIDS, SCID, distúrbios inflamatórios e autoiminues.

Mus musculus/BALB/c NUDE: Camundongo isogênico que apresenta sistema imune deficiente em células (T CD4+/CD8+). Modelos animais para estudos com xenoenxertos, tumores heterotransplantados, resposta imune inata com células monocíticas e NK (Natural Killer).

Mus musculus/NOD (NON OBESE DIABETIC): camundongo isogênico (inbred) que apresenta doença imunomediada (insulite pacreática), sendo o modelo animal de eleição para estudos de diabetes espontâneo e insulino dependente.

Monodelphis domestica: Gambás de laboratório utilizados como modelo para hipercolerestemia, imunologia e oncologia. Utilizados em pesquisas com Trypanossoma cruzi.

Mesocricetus auratus/GOLDEN: Modelo de estudos em oncologia, parasitologia, microbiologia, virologia e cardiologia.

Meriones unguiculatus: Utilizado como modelo para oncologia, parasitologia e neurofisiologia.

 

Equipe

Telma Bazzano da Silva – Bióloga/Responsável

Médicos Veterinários

  • Adriana Conceicon Guercio Menezes – Responsável Técnica – Setor de Criação
  • Maria Paula Ferreira Fialho Frazilio – Responsável Técnica – Setor de Experimentação NBA-2/NBA-3
  • Gediendson Ribeiro de Araújo –  Responsável Técnico – Laboratório de Reprodução Assistida

Técnicos de laboratórios

  • Amanda Godoi Navarezi – Setor de Criação
  • Breno Leite Neto – Setor de Criação
  • Jonas Magalhães Moreira – Setor de Criação
  • Kely Cristina Neves dos Santos – Setor de Criação
  • Rosalina Aparecida Ferreira de Rezende – Apoio Secretaria/Setor de Criação de Monodelphis domestica

Apoio técnico

  • Edmilson Alves Bezerra – Auxiliar Operacional
  • Maria Donizeti Felix Rocha – Auxiliar Operacional

Horário de Atendimento:

Segunda a sexta-feira de 07:00 às 11:00 h e 13:00 às 17:00h

Contato:

(67) 3345-3540 / 7337 / 3642

email: bioterio.propp@ufms.br

Av. Senador Filinto Muller, 1555

Vila Ipiranga

CEP: 79070-900

Campo Grande – MS


Notícias do Biotério


Prêmio Mérito Profissional – BMRT

O Biotério Central participou da Exposição BMRT: animais de laboratório, promovida pelo Biological Models Research and Technology Journal em parceria com o Mestrado Profissional em Ciência de Animais de Laboratório/FIOCRUZ e RG Granja, e recebeu o troféu “Mérito Profissional” pela foto enviada pela médica veterinária Adriana Guercio, com o título “Hairless: Cuida de mim?” Todo material […]