O Biotério Central é uma unidade de apoio vinculada a Diretoria de Cooperação Científica e Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e tem como objetivo produzir e fornecer animais de laboratório com qualidade genética e sanitária para atender as atividades e/ou projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de oferecer suporte técnico e operacional às atividades envolvendo a utilização desses animais na Instituição.
Modelos animais
Rattus norvegicus/Wistar: Modelo heterogênico (outbred) frequentemente utilizado como modelo de toxicologia, pesquisa biomédica em geral e estudos de comportamento.
Mus musculus/ SWISS: Camundongos heterogênicos (outbred) utilizados em pesquisas biomédicas, principalmente em farmacologia.
Mus musculus/BALB/c: Camundongos isogênicos (inbred) utilizados principalmente em imunologia, produção de anticorpo monoclonal, farmacologia e toxicologia.
Mus musculus/C57BL/6: Camundongos isogênicos (inbred) utilizados como modelo para imunologia, toxicologia e oncologia. Também utilizado como background para camundongos transgênicos e mutantes.
Mus musculus/Hairless (HRS/J): Mutante espontâneo da linhagem BALB/c mantido como colônia inbred. Modelo utilizado principalmente em dermatologia e oncologia.
Mus musculus/NSG (NOD SCID GAMMA): Camundongos imunodeficientes mantidos como colônia inbred. Modelos de estudos para xenoenxertos, AIDS, SCID, distúrbios inflamatórios e autoiminues.
Mus musculus/BALB/c NUDE: Camundongo isogênico que apresenta sistema imune deficiente em células (T CD4+/CD8+). Modelos animais para estudos com xenoenxertos, tumores heterotransplantados, resposta imune inata com células monocíticas e NK (Natural Killer).
Mus musculus/NOD (NON OBESE DIABETIC): camundongo isogênico (inbred) que apresenta doença imunomediada (insulite pacreática), sendo o modelo animal de eleição para estudos de diabetes espontâneo e insulino dependente.
Monodelphis domestica: Gambás de laboratório utilizados como modelo para hipercolerestemia, imunologia e oncologia. Utilizados em pesquisas com Trypanossoma cruzi.
Mesocricetus auratus/GOLDEN: Modelo de estudos em oncologia, parasitologia, microbiologia, virologia e cardiologia.
Meriones unguiculatus: Utilizado como modelo para oncologia, parasitologia e neurofisiologia.
Equipe
Telma Bazzano da Silva – Bióloga/Responsável – Currículo Lattes
Portaria de designação como responsável técnica
Médicos Veterinários
Técnicos de laboratórios
Apoio técnico
Segunda a sexta-feira de 07:00 às 11:00 h e 13:00 às 17:00h
(67) 3345-3540 / 7337 / 3642
Email: bioterio.propp@ufms.br
Mídia social: @bioterio.ufms
Endereço:
Av. Senador Filinto Muller, 1555
Bloco 19, Setor 3
Vila Ipiranga
CEP: 79070-900
Campo Grande – MS
Desde maio, o Biotério Central da UFMS capta a água dos aparelhos de ar-condicionado das áreas administrativa, de criação e de experimentação. Atualmente, a Instituição reutiliza 130 litros de água por dia, por meio de oito canos de 100 mm e dois metros de comprimento, para limpeza dos corredores e calçadas e para irrigação do […]
O Biotério Central, com o propósito de atender a demanda regional por modelos animais para pesquisa, presta serviço de fornecimento de animais de laboratórios a pesquisadores de instituições públicas e privadas do MS e regiões próximas. Estão disponíveis as espécies/linhagens de ratos (Rattus norvegicus)- linhagem WISTAR; hamster (Mesocricetus auratus)- linhagem GOLDEN; camundongos (Mus musculus)- linhagens […]