Chamada Nº 34/2024 Pesquisas em Ações de Vigilância e Prevenção para Eliminação do HIV/Aids, Tuberculose, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Hepatites Virais e Micoses Endêmicas

Postado por: Nathalie de Oliveira Arakaki

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq torna pública a presente Chamada e convida os interessados a apresentarem propostas na Chamada Nº 34/2024. O objetivo da chamada é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em ações de vigilância, prevenção e eliminação do HIV e aids, tuberculose, hepatites virais, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e micoses endêmicas, de modo a subsidiar e apoiar a tomada de decisão em políticas públicas.

Os projetos deverão ser inseridos nas seguintes Linhas de pesquisa:
Eixo 1: Desenvolvimento de modelos inovadores e estratégias integradas para a prevenção e tratamento do HIV/aids, tuberculose, hepatites virais, micoses endêmicas, HTLV, sífilis e outras ISTs, com enfoque em equidade e acesso das populações-chave e prioritárias.

Eixo 2: Desenvolvimento de estudos sobre determinantes sociais e desigualdades em saúde que afetam a prevenção e cuidado do HIV, aids, tuberculose, hepatites virais, micoses endêmicas, HTLV, sífilis e outras ISTs.

Eixo 3: Desenvolvimento de revisões sistemáticas, de escopo e síntese de evidências para subsidiar políticas públicas em HIV, aids, tuberculose, infecções sexualmente transmissíveis, hepatites virais e micoses endêmicas.

Eixo 4: Desenvolvimento de estudos de avaliação da qualidade e de estratégias de intervenção para aprimoramento das redes de atenção à saúde relacionadas ao HIV, aids, tuberculose, infecções sexualmente transmissíveis, hepatites virais e micoses endêmicas.

A data limite para submissão das propostas é 30/08/2024. A divulgação do resultado preliminar do julgamento no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet será no dia 28/10/2024.

O responsável pela apresentação da proposta deverá, obrigatoriamente:
a) Ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta;
b) Possuir o título de Doutor;
c) Ser o coordenador do projeto;
d) Ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto devidamente informado no seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes;
e) Caso aposentado, ter anuência da instituição de execução para condução do projeto em suas dependências. A anuência da instituição deverá ficar em poder do proponente, e poderá ser solicitada pelo CNPq ou pelo MS a qualquer tempo.

A Propp recomenda a leitura atenta da chamada pública, e também dos seus anexos para conhecimento dos critérios de participação e outros detalhes.