PROGRAMA LEITORADOS GUIMARÃES ROSA PARA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA ESTRANGEIRA – EDITAL Nº 27/2023

Postado por: Nathalie de Oliveira Arakaki

A COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES , torna pública a seleção de leitores(as) para instituições universitárias estrangeiras e convida os(as) interessados(as) a apresentarem candidaturas nos termos aqui estabelecidos para o Programa Leitorado Guimarães Rosa, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores.

O objetivo do edital é selecionar leitores(as) brasileiros(as) para atuar em Instituições de Ensino Superior Estrangeiras (IES) e promover a língua portuguesa e a literatura brasileira nessas instituições no âmbito do Programa Leitorado Guimarães Rosa. As inscrição das candidaturas, incluindo preenchimento do formulário de inscrição online e envio da documentação obrigatória é até às 17h do dia 17 de novembro de 2023 (horário de Brasília). A divulgação do resultado final está previsto para sair até dia 30 de abril de 2024.

O exercício do leitorado será de até 02 (dois) anos e poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, mediante a autorização da DLP/IGR/MRE e caso a legislação local permita, totalizando-se, nesses casos, quatro anos, observado o interesse e a disponibilidade orçamentária e financeira do IGR/MRE. Os(as) candidatos(as) deverão comprovar proficiência em línguas de acordo com os critérios constantes no edital.

DOS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA

Possuir nacionalidade brasileira;

Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até o último dia para inscrição no processo seletivo;

Ter aptidão física e mental para exercer as atividades pretendidas;

Ter diploma, no grau de licenciatura, em letras e/ou em linguística, reconhecido na forma da legislação brasileira e possuir título acadêmico, no mínimo, de mestrado; cumprido o requisito anterior, possuir formação acadêmica consonante à indicada pelo Edital;

Ter comprovada experiência em ensino de português, na variante brasileira;

Não acumular bolsa ou benefício financeiro nas hipóteses previstas pelo artigo 2º da Portaria Capes nº 133, de 10 de julho de 2023.

A Propp recomenda a leitura atenta do PROGRAMA LEITORADOS GUIMARÃES ROSA PARA INSTITUIÇÃO UNIVERSITÁRIA ESTRANGEIRA , para conhecimento dos critérios de participação e outros detalhes.