Composta por três fases, sendo a primeira a inscrição dos participantes e a segunda a capacitação em Modelo de Negócios (CANVAS) das equipes selecionadas, a terceira fase da competição foi a exposição que contou diretamente com a avaliação do público, que “investiu” em seus projetos favoritos, e de certificadores.
Os valores acumulados por cada proposta resultaram numa nota que influenciou em 10% da nota final que definiu os vencedores de cada modalidade. Além da competição, o evento também teve palestras sobre empreendedorismo e inovação e movimento júnior para todos os públicos.
No dia 20, o palestrante Guto Belchior falou sobre Empreendedorismo. No dia 21 pela manhã, os participantes puderam conhecer a Oficina de Games de Empreendedorismo, onde a fundadora e presidente da Sinergia Studios, Gória Maria Garcia Pereira e o desenvolvedor da mesma empresa, Pedro Cabianca, apresentaram o Deed, um jogo de negócios e empreendedorismo sustentável. À tarde foi a vez do consultor e empresário Francismo Batista de Almeida ministrar o painel “Inovação como estratégia de alavancar seu negócio” junto com Carlos Henrique Santana, líder do Núcleo Regional do Mato Grosso do Sul, que falou sobre “Como conseguir recursos com investidores”. Já o diretor de Assuntos Regulatórios da AVON, João Alberto Hansen, ficou responsável pelo painel “Cases de sucesso”.
No final da tarde do dia 21, as empresas finalistas tiveram 5 minutos para expor suas ideias para a banca avaliadora, que em seguida, escolheram os vencedores de cada categoria. O Diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro parabenizou as equipes participantes e incentivou a continuidade das propostas. “É preciso encurtar o caminho entre a academia e o empresariado, dar o 1º passo e acreditar que é possível fazer a diferença”, enfatizou. O Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, Valdir Souza Ferreira afirmou que o empreendedorismo é muito importante para a UFMS, e que a academia é o espaço de experimentação.
As equipes vencedoras nas modalidades “Projeto Inovador” e “Empresa Júnior”, discentes e docentes, foram premiadas com uma viagem nacional com o objetivo de visita técnica a empreendimentos inovadores, com transporte e hospedagem pagos.
Fonte: UFMS » Notícias » Feira premiou projetos inovadores