Chamada para projetos de pesquisa científica – Instituto Serrapilheira

Postado por: Nalvo Junior

O Instituto Serrapilheira promove sua primeira chamada para projetos de pesquisa científica nas áreas de ciências da computação, ciências da terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química.

A submissão de propostas estará aberta a partir da segunda semana de agosto.
As informações completas sobre a chamada estão disponíveis aqui.

Prazo final para envio de projetos: 15 de setembro de 2017, às 15h (horário de brasília)

Processo de seleção

Num primeiro momento, serão selecionados 70 projetos com seed grants de até 100 mil reais. Depois de um ano, de 10 a 20 projetos dentre os 70 iniciais serão contemplados com aportes de até 1 milhão de reais para 3 anos de pesquisa. Uma parte desse aporte será condicionada ao cumprimento de critérios de diversidade*.

O principal critério de seleção será a excelência da pesquisa; os critérios de elegibilidade serão idade científica do postulante (poderão se inscrever apenas aqueles que obtiveram o título de doutor a partir de 2007) e vínculo com instituições brasileiras.

“Com esta primeira chamada, queremos identificar e apoiar os melhores jovens pesquisadores no Brasil, aqueles que estejam fazendo as grandes perguntas dos seus campos”, diz Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Serrapilheira. E conclui: “O instituto não terá preferência por ciência pura ou aplicada, nem deixará de apoiar projetos de pesquisa arriscados, nos quais o pesquisador audacioso nem sempre será bem sucedido”.

Fonte: serrapilheira.org