Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC) para os acadêmicos de Iniciação Científica premiados no Integra UFMS 2018

A Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC) é uma das atividades da 71ª Reunião Anual da SBPC, que congrega estudantes indicados e vencedores das jornadas das instituições de ensino brasileiras.

Os acadêmicos de Iniciação Científica premiados no Integra UFMS 2018 foram indicados pela Instituição para apresentarem na Jornada.

Obs: A apresentação é facultativa.

Os estudantes que tiverem o trabalho aceito poderão apresentar o pôster no evento, além de frequentar outras atividades da Reunião. Uma ótima oportunidade para formar redes de conhecimento e assistir Conferências e Mesas Redondas que apresentam e debatem o que há de mais significativo na ciência brasileira e internacional.

Passo a passo:

Até 11/03/2019 –> O estudante poderá preencher a ficha de inscrição no site do evento, http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/inscricao-e-envio-de-resumo/. Quando o estudante realizar a inscrição no site do evento, automaticamente o seu CPF será reconhecido como JNIC e a sua inscrição ficará alocada no grupo de participantes da respectiva Instituição. A Instituição será a responsável pelos contatos com os estudantes, por monitorar as inscrições e, através das informações disponibilizadas, fazer os relatórios para o seu controle. O pagamento é de responsabilidade do estudante, vencerá no terceiro dia a partir do preenchimento da ficha de inscrição. A não quitação da taxa de inscrição até o vencimento implica no cancelamento automático da inscrição.

Atenção: O pagamento da taxa não reservará vaga para submeter o trabalho. Após a baixa bancária, a submissão do trabalho deverá ocorrer no Módulo dos Inscritos. Consulte as informações nas Normas de Inscrição.

Até 14/03/2019 –> A submissão do trabalho deverá ser feita no Módulo dos Inscritos. Se o trabalho tem múltiplos autores (ou orientador): apenas uma pessoa deverá fazer a submissão. Será desqualificado o trabalho submetido repetidas vezes. Poderão ser submetidos à análise: pesquisas científicas e tecnológicas, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem e relatos de casos ou experiências.

Obs: Será recusado o trabalho enquadrado em um ou mais itens a seguir.
a) Projeto de pesquisa.
b) Trabalho com resultados preliminares ou inconclusivos.
c) Resultados fragmentados em vários trabalhos: “pôsteres salsicha”.
d) Trabalho já publicado.
e) Trabalho de revisão bibliográfica.
f) Quando for o caso: trabalho sem o número da autorização legal para execução da pesquisa, expedido por Comitê de Ética ou CEP/CONEP, CEUA, IBAMA, ICMBio, CGEN, IPHAN etc..
g) Trabalho sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.
h) Trabalho que apenas descreva eventos, oficinas, fotos ou vídeos.
i) Trabalho com parecer de recusa quanto ao mérito científico pelos assessores. No prazo máximo de até quatro dias após a emissão da carta de recusa (no Módulo dos Inscritos do autor que submeteu o trabalho), o orientador poderá enviar recurso ao e-mail eventos@sbpcnet.org.br. O trabalho e os pareceres serão reavaliados pela diretoria, porém, não é possível qualquer alteração no trabalho para responder às críticas.
j) Os assessores poderão recusar os trabalhos que contenham outros erros não listados anteriormente.

Até 13/05/2019 –> Os trabalhos serão analisados por pares de assessores Ad hoc da SBPC e a carta com o parecer de aceite ou recusa será liberada no Módulo dos Inscritos. A data de expedição do parecer será diferente para cada participante e não seguirá a ordem de inscrição ou submissão, devido às particularidades de cada trabalho. O autor deverá acessar o Módulo dos Inscritos periodicamente para checar sua resposta. Os autores com trabalhos aceitos poderão agendar, no Módulo dos Inscritos, a data da apresentação do pôster, condicionados aos dias disponibilizados pela SBPC.

Dia 24/06/2019 Programação –> Conferir no site a data programada, o número do pôster, para se certificar de comparecer corretamente para a apresentação.

De 22 a 25/07/2019 Sessões de Pôsteres  –> Cada pôster será programado para apresentação em apenas um dia.

Dia 31/07/2019 Certificado online No certificado online constarão os nomes de todos os autores e do orientador, cadastrados na submissão do trabalho.

Dia 31/10/2019 Publicação –> Os trabalhos apresentados nas Sessões de Pôsteres serão publicados em livro eletrônico online.

Obs: Consultar normas de Submissão de Trabalho e Normas do Pôster.

Site do evento com todas as informações http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/inscricao-e-envio-de-resumo/.

Dúvidas entra em contato com a Divisão de Iniciação Científica (DINIC/CPQ/PROPP) ou pelo ramal 7193, falar com Rodrigo.