CHAMADA FUNDECT Nº 36/2022 – ERC 2022

Postado por: Nathalie de Oliveira Arakaki
Logos – FUNDECT Identidade Visual – SEMAGRO CONFAP - YouTube

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo a Pesquisas Brasileiras (CONFAP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir da Chamada ERC-CONFAP-CNPq 2022, publicada pelo CONFAP, torna pública a CHAMADA FUNDECT No 36/2022 – ERC 2022, , com objetivo de apoiar o intercâmbio de pesquisadores doutores brasileiros, para integrarem equipes de pesquisadores na Europa com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC).

A chamada oferece apoio a pesquisadores brasileiros para intercâmbios e visitas científicas, com o intuito de desenvolver colaborações em pesquisa com grupos europeus (em campos de pesquisa selecionados) financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC). Os projetos financiados pelo ERC, que estão abertos a acolher pesquisadores, cobrem uma vasta gama de áreas científicas e foram selecionados pela Comissão Europeia e pelo ERC.

Os projetos devem ser preenchidos conforme orientações disponíveis no site do CONFAP, https://sistema.confap.org.br, e submetidos pela plataforma SIGCONFAP para enquadramento até dia 15 de dezembro de 2022. O resultado final será divulgado no dia 01 de março de 2023 no mesmo endereço eletrônico.

Serão aprovados até dois projetos no âmbito desta Chamada. Em cada projeto apenas uma visita de curta duração será apoiada, no valor máximo de R$ 30.000,00 (trinta mil reais)

São elegíveis a participação neste edital:

a) ser o coordenador principal da proposta;

 b) possuir título de doutorado;

 c) ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro que esteja em situação regular no país

d) residir no Estado de Mato Grosso do Sul; e) possuir cadastro atualizado no sistema SIGFUNDECT (https://sigfundect.ledes.net/);

f) possuir curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes (CNPq);

g) possuir vínculo empregatício efetivo (celetista ou estatutário) com instituição de ensino superior (IES) e/ou de pesquisa sediada no Estado de Mato Grosso do Sul, que figurará no termo de outorga como interveniente. É reservado à FUNDECT o direito de solicitar, se julgar necessário, documentos que comprovem a atuação legal da instituição em atividades de pesquisa científica e tecnológica;

h) não ser professor/pesquisador substituto, visitante ou DCR (Desenvolvimento Científico Regional); 

i) não possuir qualquer restrição/pendência com o Estado de Mato Grosso do Sul e com a União no momento de formalizar o termo de outorga;

 j) não possuir qualquer restrição/pendência com a Fundect no momento de envio da proposta pelo Sigfundect;

k) não possuir qualquer restrição com as fazendas Públicas (Municipal, Estadual e Federal) no momento da formalização do Termo de Outorga;

l) cada pesquisador somente poderá participar como coordenador de uma proposta desta chamada, podendo atuar como membro de diversas outras.

A Propp recomenda a leitura atenta da chamada pública (CHAMADA FUNDECT No 36/2022 – ERC 2022), para conhecimento dos critérios de participação e outros detalhes.

Para mais informações, acesse a íntegra do edital abaixo.

Download (PDF, 531KB)

Compartilhe:
Veja também