SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT – PROGRAMA FINEP INOVADOC

Postado por: Nathalie de Oliveira Arakaki
FINEP MCTI

SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT – SUBVENÇÃO ECONÔMICA À INOVAÇÃO –  xx/2022- PROGRAMA FINEP INOVADOC

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos – Finep tornam pública a presente Seleção Pública para o fomento de projetos de inovação oriundos de pesquisas científicas avançadas, visando sua introdução no mercado e comercialização. As propostas poderão ser submetidas por pessoas físicas ou por empresas e os projetos deverão ser coordenados por doutorandos, doutores ou pós-doutores. O programa é voltado para soluções com Nível de Prontidão Tecnológica (TRL – Technology Readiness Level) 6 ou superior, que tenham, a princípio, minimamente um protótipo validado em ambiente relevante ou operacional.

O programa buscará dar o apoio necessário para que pesquisadores – doutorandos, doutores e pós-doutores – com elevada qualificação profissional e conhecimento científico empreendam e criem novas empresas ou transfiram a tecnologia para empresas já existentes.

As propostas deverão ser enviadas à CNPq por meio da Internet, até o dia 27 de abril de 2023, por meio do Formulário de Apresentação de Propostas – FAP específico para esta Seleção Pública, disponível a partir do dia 16 de dezembro de 2022 no Portal da FINEP, no endereço http://www.finep.gov.br/. O resultado final será divulgado a partir do dia 14 de junho de 2023 no mesmo endereço eletrônico.

As propostas deverão ser apresentadas para uma das seguintes linhas:

Linha temática I – Biotech: projetos que utilizem sistemas vivos e organismos para desenvolver ou produzir produtos, ou qualquer aplicação tecnológica que use sistemas biológicos, organismos vivos ou seus derivados para fazer ou modificar produtos ou processos para uso específico.

Linha temática II – Nanotech: projetos que utilizem tecnologia de manipulação de átomos e moléculas a partir de operações em nanoescala para criação de novos materiais, produtos ou processos através da reestruturação atômica.

Linha temática III – Healthtech: projetos que desenvolvam equipamentos médicos, pesquisa farmacêutica, pesquisa genômica e bancos de germoplasma, desenvolvimento de exames ou equipamentos vestíveis, entre outros projetos que tenham por objetivo solucionar problemas do setor da saúde.

Linha temática IV – Agritech: projetos que desenvolvam soluções em agricultura de precisão e fabricação de defensivos, bioinsumos e fertilizantes, entre outros 3 de 39 desenvolvimentos que tenham por objetivo solucionar problemas da cadeia produtiva agrícola.

São elegíveis para submissão da proposta

1. pessoas físicas, desde que sejam os pesquisadores (doutorandos, doutores ou pós-doutores) responsáveis pela coordenação do projeto. No caso de doutorandos, estes deverão estar devidamente matriculados no curso de Doutorado há pelo menos 12 meses contados a partir da data de submissão da proposta.

No âmbito desta Seleção Pública serão comprometidos recursos não reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT até o limite de R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais).

A Propp recomenda a leitura atenta da chamada pública (PROGRAMA FINEP INOVADOC), e também dos seus anexos para conhecimento dos critérios de participação e outros detalhes.

Para mais informações, acesse a íntegra do edital abaixo.

Download (PDF, 859KB)