Servidores aposentados e comunidade externa podem participar de estudos científicos como voluntários

Postado por: Nathalie de Oliveira Arakaki

Estão abertas as inscrições para a participação de profissionais no apoio técnico voluntário à pesquisas científicas, tecnológicas, de empreendedorismo e inovação em desenvolvimento na Universidade.

Podem se inscrever no credenciamento pessoas físicas, com CPF regular, das comunidades interna e externa, incluindo docentes e/ou técnicos-administrativos aposentados da UFMS, detentores de, no mínimo, título de graduação e regular no Conselho Profissional, quando for o caso. “Esse é o terceiro ano da ação, que integra o Programa de Serviço Voluntário da UFMS, instituído em 2022, por meio da Resolução nº 253 do Conselho Diretor”, explica o diretor de Cooperação Científica e Tecnológica (DICT) da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Marco Antonio Mattos.

As inscrições podem ser feitas, em fluxo contínuo, até 31 de janeiro de 2024 no Sigproj. “O voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade em geral como para o próprio voluntário e, no nosso caso específico, por meio da possibilidade de participar de projetos estratégicos de pesquisa, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento sustentável. A vivência acadêmica e a participação em projetos é muito enriquecedora para todos os envolvidos no processo”, destaca Marco Antonio.

De acordo com informações da DICT, em 2021, oito profissionais se cadastraram para atividades junto a laboratórios de pesquisa no Câmpus de Três Lagoas, e, na Cidade Universitária, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, no Instituto de Biociências e no Instituto de Química. Já em 2022,  o número passou para 11 voluntários atuando como apoio técnico.

“Importante destacar que o voluntariado é uma troca de experiências, sendo que todas as pessoas envolvidas no processo são beneficiadas. Para o voluntário, o ganho de conhecimento, experiência e, principalmente, a vivência acadêmica, são pontos importantes para a sua formação, para o seu amadurecimento profissional, e para a sua vida pessoal, proporcionando um retorno sem igual. Para a Universidade, contar com um voluntário é utilizar-se de conhecimento e outras vivências para a realização de seus projetos, cujo benefício será, em algum momento, retornado à sociedade como um todo”.

Ele esclarece, ainda, que a participação dos profissionais não gera vínculo empregatício, mas visa dar oportunidade a profissionais que queiram ter experiência e desenvolver atividades de pesquisa.

A lista completa dos documentos necessários para participar, bem como outros detalhes podem ser obtidos no edital.

O voluntário selecionado celebrará um Termo de Adesão de Apoio Técnico Voluntário junto à UFMS, o que lhe permitirá receber o passaporte institucional para acesso à internet, além de acesso ao acervo de bibliotecas e uso de demais serviços da Universidade. E, ao final, o prestador de serviço voluntário, receberá certificado comprobatório das atividades exercidas.

Dúvidas e outros esclarecimentos devem ser enviados para o e-mail dict.propp@ufms.br. O telefone da DICT para contato é (67) 3345-7197.

Texto: Vanessa Amin