EDITAL Nº 4/2023 – Concurso para seleção de artigos acadêmicos

Postado por: Nathalie de Oliveira Arakaki

Fundação Alexandre de Gusmão - YouTube

EDITAL Nº 4/2023 – Concurso para seleção de artigos acadêmicos

A Fundação Alexandre de Gusmão – FUNAG torna público, o Concurso para seleção de artigos acadêmicos. O Prêmio Maria José de Castro Rebello Mendes, doravante chamado “Prêmio”, tem a finalidade de estimular mulheres estudantes e pesquisadoras de todas as regiões do Brasil, bem como residentes no exterior, a refletir e escrever sobre política externa e relações internacionais.

O Prêmio será concedido a autoras brasileiras, natas ou naturalizadas, que produzam artigos inéditos nas áreas de  política externa e relações internacionais.

O Prêmio será concedido pela FUNAG nas seguintes categorias:

2.1.1. categoria “estudantes de graduação ou graduadas” em qualquer área de formação (categoria I);

2.1.2. categoria “pesquisadoras com título de Mestrado ou Doutorado” em qualquer área de formação (categoria II).

A primeira colocada de cada categoria receberá prêmio no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e terá seu artigo publicado na revista Cadernos de Política Exterior do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais da FUNAG.

O prazo para inscrições se inicia às 08h do dia 13 de abril de 2023 e vai até às 23h59 do dia 5 de junho de 2023 (horário de Brasília). As inscrições devem ser realizadas por meio do preenchimento de formulário disponível no sitio eletrônico da FUNAG (www.gov.br/funag/pt-br/prêmio). O formulário deverá ser assinado e enviado para o seguinte endereço eletrônico: premio@funag.gov.br, com o título do e-mail: “Prêmio Rebello Mendes”.

O resultado do Prêmio será publicado na página eletrônica da FUNAG (www.gov.br/funag/pt-br/prêmio) no dia 1º de setembro de 2023. As autoras dos artigos agraciados deverão fazer menção expressa e visível de que o trabalho foi vencedor do Prêmio Maria José de Castro Rebello Mendes em toda e qualquer divulgação ou utilização pública do trabalho.

A Propp recomenda a leitura atenta da chamada pública (EDITAL Nº 4/2023), para conhecimento dos critérios de participação e outros detalhes.