PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO (PDPG) – POLÍTICAS AFIRMATIVAS E DIVERSIDADE EDITAL Nº 17/2023

Postado por: Nathalie de Oliveira Arakaki

A PRESIDENTE DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES torna público o Edital nº 17/2023 – Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Políticas Afirmativas e Diversidade, o qual passa a convocar docentes e pesquisadores vinculados a Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu a apresentarem projetos.

O programa tem como objetivo apoiar a formação de recursos humanos de alto nível e a pesquisa acadêmico-científica, por meio do financiamento de projetos em temas relacionados às políticas afirmativas e à diversidade, de maneira a subsidiar o poder público em políticas públicas que visem alcançar igualdade de direitos e oportunidades.

O proponente deverá ser docente ou pesquisador de Instituições de Ensino Superior (IES), vinculados a Programas de Pós-Graduação stricto sensu recomendados pela CAPES e deverá atender aos seguintes requisitos:

I – possuir título de doutor; e

II – ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes.

Será aceita uma única proposta por proponente.

DOS EIXOS TEMÁTICOS CONTEMPLADOS

Políticas Afirmativas na Pós-Graduação

Avanços para Autonomia e Tecnologia Assistiva na Educação

Interculturalidade e Políticas Públicas na Educação

Políticas Indigenistas e para Povos Tradicionais

Equidade e combate ao racismo na educação

Educação Especial: Inclusão e Desenvolvimento

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio de sistema eletrônico, em formulário específico, disponível no endereço: https://inscricao.capes.gov.br/individual até o dia 25 de agosto de 2023. As propostas deverão ser submetidas à anuência/homologação do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, por meio do Parecer de homologação da Pró-reitoria, conforme Anexo IV da chamada. Cada Programa de Pós-Graduação poderá apresentar apenas uma proposta como PPG principal.

A seleção das propostas submetidas à CAPES será realizada de acordo com as seguintes etapas: I – Análise Técnica (eliminatória); e

II – Análise de Mérito (eliminatória e classificatória).

Serão aprovadas até 30 (trinta) propostas, sendo 18 propostas para ampla concorrência e 12 propostas submetidas por proponentes de Programas de Pós-Graduação localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Informações oficiais e resultados serão divulgados exclusivamente por meio do endereço eletrônico https://www.gov.br/capes/pt-br, a partir de 23 de outubro de 2023.

A Propp recomenda a leitura atenta do edital (Edital nº 17/2023 ), para conhecimento dos critérios de participação e outros detalhes.

Compartilhe:
Veja também