Chamada CNPq/MCTI Nº 15/2023 – Eventos Meteorológicos Extremos: Prevenção de Desastres Naturais e Minimização de Danos

Postado por: Nathalie de Oliveira Arakaki

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações tornam pública a presente Chamada e convidam os interessados a apresentarem propostas. O objetivo dessa chamada é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, no tema relacionado à dinâmica dos processos atmosféricos que desencadeiam eventos meteorológicos extremos, de curto-curtíssimo prazo temporal e limitada escala espacial, focando no desenvolvimento de ferramentas que subsidiem a emissão de alertas de risco para inundações e deslizamentos decorrentes de eventos hidrológicos e geodinâmicos, visando a prevenção de desastres naturais e a minimização dos seus danos.

Os projetos deverão ser inseridos nas seguintes Linhas de Pesquisa:

a) Linha 1 – Previsão de Curto Prazo e eventos hidrológicos

b) Linha 2 – Previsão de Curto Prazo e eventos geodinâmicos.

Data limite para submissão das propostas é 16/10/2023 , utilizando-se o Formulário de Propostas online disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas. Divulgação do resultado preliminar do julgamento no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet está previsto para 17/11/2023.

O responsável pela apresentação da proposta deverá, obrigatoriamente:
a) ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta;
b) possuir o título de Doutor;
c) ser o coordenador do projeto;
d) ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 11.930.000,00 (onze milhões, novecentos e trinta mil reais), oriundos do MCTI.

A Propp recomenda a leitura atenta da chamada pública ( Chamada CNPq/MCTI Nº 15/2023 – Eventos Meteorológicos Extremos: Prevenção de Desastres Naturais e Minimização de Danos ), para conhecimento dos critérios de participação e outros detalhes.