CHAMADA FUNDECT 19/2023 – WATER4ALL 2023 – SERVIÇOS DO ECOSSISTEMA AQUÁTICO

Postado por: Nathalie de Oliveira Arakaki

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo a Pesquisas (CONFAP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Comissão Europeia (CE), a partir da Chamada Transnacional Conjunta Water4All 2023 – Serviços do Ecossistema Aquático, publicada pelo CONFAP, torna pública a CHAMADA FUNDECT Nº 19/2023 – WATER4ALL 2023.

O objetivo da chamada é apoiar projetos colaborativos de pesquisa e inovação para melhorar a segurança hídrica a longo prazo. Os resultados deverão contribuir para a implementação de políticas e estratégias de gestão da água a nível nacional e internacional.

As propostas de investigação e inovação apresentadas no âmbito da Chamada Transnacional Conjunta Water4All 2023 devem abordar pelo menos um dos seguintes tópicos:
a) Tópico 1: Mapeamento, monitorização e avaliação para uma melhor compreensão dos serviços ecossistêmicos num contexto de mudanças, desde mudanças locais até mudanças globais.
b) Tópico 2: Compreensão e predição de múltiplas pressões (incluindo pressões antropogênicas) – relações impacto-resposta nos serviços ecossistêmicos por meio de métodos e técnicas avançadas.
c) Tópico 3: Novas ferramentas e soluções para uma melhor integração dos serviços ecossistêmicos na gestão de recursos hídricos.

O prazo para envio das pré-propostas no site é até dia 13/11/2023 às 15h. A homologação e divulgação da lista final das propostas aprovadas pela Fundect ainda não tem data divulgada. No máximo duas propostas serão contratadas com recursos disponíveis nesta Chamada Fundect/CONFAP, e cada proposta poderá solicitar o valor de até R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais).

CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE PARA CONCORRER AO APOIO DA FUNDECT

Para o proponente:
a) ser o coordenador principal da proposta;
b) possuir título de doutor;
c) ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro que esteja em situação regular no país;
d) residir no Estado de Mato Grosso do Sul;
e) possuir cadastro atualizado no sistema SIGFUNDECT (https://sigfundect.ledes.net/);
f) possuir curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes (CNPq);
g) possuir vínculo empregatício (celetista ou estatutário) com instituição de ensino superior (IES) e/ou de pesquisa sediada no Estado de Mato Grosso do Sul, que figurará no termo de outorga como interveniente. É reservado à FUNDECT o direito de solicitar, se julgar necessário, documentos que comprovem a atuação legal da instituição em atividades de pesquisa científica e tecnológica;
h) não ser professor/pesquisador substituto, visitante ou DCR (Desenvolvimento Científico Regional);
i) não possuir qualquer restrição/pendência com o Estado de Mato Grosso do Sul e com a União no momento de formalizar o termo de outorga;
j) não possuir qualquer restrição/pendência com a Fundect no momento de envio da proposta pelo Sigfundect;
k) não possuir qualquer restrição com as fazendas Públicas (Municipal, Estadual e Federal) no momento da formalização do Termo de Outorga;
l) cada pesquisador somente poderá participar como coordenador de uma proposta desta chamada.

A PROPP recomenda a leitura atenta do CHAMADA FUNDECT 19/2023 – WATER4ALL 2023   para conhecimento das datas de submissão de propostas de cada chamada e os requisitos para inscrição.

Compartilhe:
Veja também