Programa CAPES/Cátedra Chico Mendes (Universidade de Birmingham)

Postado por: Nathalie de Oliveira Arakaki

A PRESIDENTE DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES torna pública a seleção de bolsistas e convida os interessados a apresentarem propostas para o Programa na modalidade cátedra Chico Mendes desenvolvido em parceria com a Universidade de Birmingham do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

O objetivo do edital é selecionar, por chamada, 1 (um) bolsista da modalidade Cátedra, os quais poderão indicar, após a aprovação neste processo seletivo, 1 (um) bolsista de Pós Doutorado e 1 (um) bolsista de Doutorado Sanduíche, para promover a colaboração em educação e pesquisa entre as universidades brasileiras e a Universidade de Birmingham, assim como aperfeiçoar o conhecimento sobre o Brasil no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, conforme as diretrizes constantes no Acordo de Cooperação entre a Capes e a Universidade de Birmingham.

A vigência das bolsas de estudos serão:

I – Cátedra: entre 6 (seis) e 12 (doze) meses;

II- Pós-doutorado: entre 6 (seis) e 12 (doze) meses;

III – Doutorado Sanduíche: entre 6 (seis) e 12 (doze) meses.

As inscrição das propostas, incluindo preenchimento do formulário de inscrição de projetos online e envio da documentação obrigatória da chamada 1 é até às 17h do dia 29 de dezembro de 2023 (horário oficial de Brasília). A divulgação do resultado está prevista até dia 29 de maio de 2024. As demais chamadas possuem outras datas de inscrições que devem ser verificadas no Edital.

O processo de seleção ocorrerá em quatro etapas: I – análise técnica; II – análise de mérito; III – priorização; e IV – decisão final.

Os benefícios previstos aos bolsistas deste Programa, conforme Portaria Capes Nº 01, de 03 de janeiro de 2020, ou portaria subsequentes, são:
  • Mensalidade
  • Auxílio-deslocamento
  • Auxílio-instalação;
  • Auxílio seguro-saúde; e
  • Adicional localidade, quando for o caso.

A PROPP recomenda a leitura atenta do PROGRAMA CÁTEDRA CHICO MENDES (UNIVERSIDADE DE BIRMINGHAM) – EDITAL Nº 28/2023   para conhecimento das datas de submissão de propostas de cada chamada e os requisitos para inscrição.