30ª edição do Prêmio Jovem Cientista

Postado por: Nathalie de Oliveira Arakaki

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) torna público a 30ª edição do Prêmio Jovem Cientista (PJC) – Edição 2024. O prêmio tem como objetivo revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para os desafios da sociedade. O tema escolhido para essa edição é “Conectividade e Inclusão Digital”.

Nas categorias “Mestre e Doutor” e “Estudante de Ensino Superior”, serão aceitas as seguintes linhas de pesquisa:

• Tecnologias alternativas para acesso à internet e inclusão digital para promoção da cidadania digital;
  • Ensino de computação desplugado e educação digital;
  • Formação, conhecimentos e competências digitais, conectividade e diversidade;
  • Ética digital, E-gov, governança digital e green digital;
  • Usabilidade, letramento digital para idosos e estratégias para acessibilidade universal;
  • Tecnologias assistivas na educação, conectividade para estudantes e professores;
  • Inclusão digital na internet das coisas, infraestrutura e equipamentos;
  • Divulgação científica, divulgadores e tecnologias educacionais;
  • Medicina de precisão e Inteligência Artificial;
  • Telessaúde, Saúde digital e Inteligência Artificial, e Telemedicina;
  • Inclusão digital e interseccionalidades, questões de raça/cor, gênero e orientação sexual no mundo digital;
  • Mulheres em atividade no campo digital, equidade de gênero e inclusão digital com equidade.

Na categoria “Mestre e Doutor”, podem concorrer estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham menos de 40 (quarenta) anos de idade, em 31 de dezembro de 2024. Na categoria “Estudante do Ensino Superior”, podem concorrer estudantes que estejam frequentando cursos de graduação ou que tenham concluído a graduação a partir de 1º de janeiro de 2023 e que tenham menos de 30 (trinta) anos de idade, em 31 de dezembro de 2024.

As inscrições podem ser feitas de 10/07/2024 até 04/10/2024, através da página jovemcientista.cnpq.br. Entre as premiações previstas estão laptops, bolsas do CNPq e valores em dinheiro que vão de R$ 12 mil a R$ 40 mil.

A Propp recomenda a leitura atenta da chamada pública, e também dos seus anexos para conhecimento dos critérios de participação e outros detalhes. Veja edital na íntegra.