Programa CAPES/PURDUE de doutorado em agricultura – Agriculture PhD Fellows Program

Postado por: Nathalie de Oliveira Arakaki

O PRESIDENTE SUBSTITUTO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES, torna pública a seleção de bolsistas para o Programa CAPES-Purdue de Doutorado em Agricultura. O presente Edital para o Programa CAPES-Purdue de Doutorado em Agricultura selecionará até 5 (cinco) bolsistas na modalidade Doutorado Pleno, com duração de até 5 (cinco) anos, para fomentar o intercâmbio cientifico e a qualificação acadêmica de discentes do Brasil, na área prioritária de Agricultura. Os estudos serão realizados na Universidade Purdue, nos Estados Unidos da América (EUA).

As inscrições podem ser feitas até às 17h (horário de Brasília) do dia 13 de outubro de 2023 pelo site https://inscricao.capes.gov.br/.

O candidato deverá escolher uma das áreas ao se inscrever neste Edital, conforme listagem abaixo:

I – Agricultura Digital;
II – Energia e Ciências Vegetais: fenotipagem e genética;
III – Ciências do Solo;
IV – Agricultura de Precisão;
V – Genômica, Proteômica e Metabolômica;
VI – Ciências da Colheita e Pós-Colheita;
VII – Restauração e Conservação Florestal.

Dos requisitos para candidatura:

I – ser brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro com autorização de residência, ou o antigo visto permanente;
II – residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;
III – ter cursado e possuir diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de 4 (quatro) anos;
IV – não acumular bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedido por agência pública federal durante o período de vigência dos benefícios concedidos; e
V – não ter cursado ou estar cursando doutorado ou ter titulo de doutor em qualquer área do conhecimento.

O resultado da seleção será divulgado por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU), bem como pela página do Programa no Portal da CAPES até o dia 4 de março de 2024.

A Propp recomenda a leitura atenta da chamada pública (PROGRAMA CAPES-PURDUE DE DOUTORADO EM AGRICULTURA – AGRICULTURE / PHD FELLOWS PROGRAM), para conhecimento dos critérios de participação e outros detalhes.