Base de Estudos do Pantanal
A Base de Estudos do Pantanal (BEP) está localizada na margem direita do Rio Miranda, na região denominada “Passo do Lontra” (entre os pantanais do Miranda e Abobral), em área correspondente a 21,5 hectares, no município de Corumbá – MS. A área construída da BEP corresponde a 1.371,63m². Apresenta a seguinte infraestrutura: alojamentos (com capacidade para 48 pessoas), cozinha, refeitório, despensa, lavanderia; sala de reuniões, sala de TV, anfiteatro, telefone, internet; casa de máquinas com gerador de energia, energia elétrica rural, Laboratório de Biologia Geral, Laboratório de Recursos Pesqueiros; Laboratório de Geoprocessamento, Laboratório de Informática; Ambulatório médico/odontológico e laboratorial para atendimento da população local; água potável (poço tubular); sistema de coleta e tratamento de esgoto; três veículos (Toyota Bandeirantes, Marruá, trator); sete embarcações (barcos de alumínio), uma lancha Marajó; torre de observação (20m de altura). A BEP está subordinada administrativamente à Coordenadoria de Estudos do Pantanal/PROPP, setor responsável pela autorização para uso da estrutura da BEP.
Vias de acesso à BEP
Atividades desenvolvidas na BEP
As atividades desenvolvidas na BEP são de ensino, extensão e pesquisa. O ensino de graduação consta de programas de aulas práticas de campo dos cursos da UFMS. Na Pós-graduação a Base de Estudos do Pantanal tornou-se de fundamental importância para as atividades de campo e desenvolvimento dos projetos de dissertação e de tese. Os projetos de extensão consistem de cursos e treinamento de pessoal nas diferentes áreas do conhecimento relativos ao Pantanal.
Atualmente, são desenvolvidos projetos de pesquisa nas áreas de: Anatomia vegetal; Fitossociologia; Florística; Taxonomia vegetal; Dendrocronologia; Caracterização química de matérias primas regionais; Genética ecológica de abelhas; Citogenética de peixes; Dinâmica hídrica; Dinâmica da cobertura pedológica; Ecologia de aves aquáticas e crocodilianos; Ecologia de populações de insetos; Ecologia da polinização; Ecologia de peixes; Ecologia de adaptações; Ecologia de interações inseto-planta; Herbivoria em macrófitas aquáticas; Defesas animais relacionadas à coloração e comportamento (mimetismo e camuflagem); Estratégias reprodutivas de vertebrados; Impactos antrópicos sobre a fauna; Controle biológico de formigas; Limnologia; Dinâmica de populações e ecofisiologia de organismos aquáticos (bentos, fito e zooplâncton); Manejo e tratos culturais; Medidas de concentração de gases produzidos pelas queimadas; Monitoramento da radiação ultra-violeta; Meteorologia – monitoramento de queimadas; Monitoramento bioclimático – utilização do satélite NOAA; Parasitologia humana; Parasitologia de peixes; Saúde populacional; Saúde Coletiva; e Processos simplificados de tratamento de água e Geologia Ambiental.
Alguns desses projetos fazem parte de convênios da UFMS com outras Instituições brasileiras e do exterior. Os projetos a serem desenvolvidos na BEP devem ser aprovados pelos órgãos competentes da UFMS.
Contato
Chefia da Divisão de Laboratórios e Bases de Estudo: Sr. Antonio Lopes de Oliveira
(67) 3345-7217
dilab.cpq@ufms.br