Postado por: Nathalie de Oliveira Arakaki

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq torna pública Chamada CNPq/MCTI Nº 24/2023 – Apoio à criação de uma Rede Brasileira de P,D&I em Saúde Mental e convida os interessados a apresentarem propostas. O objetivo da chamada é Apoiar projeto de pesquisa que vise contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, por meio da criação de Rede de P,D&I em Saúde Mental tendo como premissa a abrangência nacional.
Os projetos deverão ser inseridos na seguinte linha temática: Detecção da Prevalência e Incidência de Transtornos Psiquiátricos na População Universitária Brasileira e sua comparação com a População Brasileira. As propostas deverão ser em Rede de Pesquisa e deverão ter um recorte que abranja o sistema de universidades públicas brasileiras, avaliando as prevalências e incidências desses transtornos entre alunos, professores e funcionários dessas instituições de ensino superior.

Espera-se que as propostas sejam focadas na determinação da ocorrência dos seguintes transtornos:
a) Transtornos de humor;
b) Transtorno de estresse pós-traumático;
c) Transtornos de ansiedade;
d) Autismo;
e) Esquizofrenia; e
f) Transtorno por uso de substâncias.

A data limite para submissão das propostas é dia 28/09/2023, utilizando-se o Formulário de Propostas online disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas. A divulgação do resultado preliminar do julgamento no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet está prevista para dia 09/11/2023.

O responsável pela apresentação da proposta deverá, obrigatoriamente:
a) ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta;
b) possuir o título de Doutor;
c) ser o coordenador do projeto;
d) ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

A instituição de execução do projeto deverá estar cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq, devendo ser uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT).– A instituição de execução do projeto é aquela com a qual o proponente deve apresentar vínculo. A proposta aprovada será financiada com recursos no valor global de R$ 7.500.000,00 (sete milhões e quinhentos mil reais), oriundos do MCTI, sendo R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) para custeio e R$ 3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil reais) para bolsas.

A Propp recomenda a leitura atenta da chamada pública ( CHAMADA CNPQ/MCTI 2023 – APOIO À CRIAÇÃO DE UMA REDE BRASILEIRA DE P,D&I EM SAÚDE MENTAL), para conhecimento dos critérios de participação e outros detalhes.