Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional – Pró-Defesa V

Postado por: Nathalie de Oliveira Arakaki

A PRESIDENTE DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES torna público o Edital nº 36/2023 para o Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional – Pró-Defesa V, o qual passa a convocar docentes e pesquisadores vinculados a Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu a apresentarem propostas. O objetivo do edital é apoiar a formação de recursos humanos de alto nível e a pesquisa acadêmico-científica, por meio do financiamento de projetos sobre temas relacionados ao desenvolvimento e fortalecimento da cultura de Defesa Nacional, com o objetivo de atender às demandas e desafios atinentes aos contextos nacional e internacional.

O proponente deverá atender aos seguintes requisitos:
I – Ser docente de Instituição de Ensino Superior (IES) ou de Instituto de Altos Estudos vinculado a Programas de Pós-Graduação stricto sensu recomendados pela CAPES;
II – Possuir título de doutor há pelo menos 5 anos; e
III – Ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes.

O início das inscrições será dia 02 de janeiro de 2024 pelo site da CAPES e a divulgação do resultado final no DOU está prevista para dia 4 de junho de 2024.

No âmbito do Pró-Defesa V, serão concedidas bolsas de estudos para a formação e qualificação de discentes e pesquisadores selecionados nas seguintes modalidades:
I – Bolsas no país:
a) Mestrado: modalidade de bolsa voltada à discente vinculado à Programa de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu, nível mestrado, recomendado pela
CAPES, com vigência de até 24 (vinte e quatro) meses;
b) Doutorado: modalidade de bolsa voltada à discente vinculado à PPG stricto sensu, nível doutorado, recomendado pela CAPES, com vigência de
até 48 (quarenta e oito) meses; e
c) Pós-doutorado: modalidade de bolsa voltada à docente ou pesquisador sem vínculo com PPG stricto sensu, nível Estágio Pós-Doutoral, recomendando pela CAPES, com vigência máxima de 48 (quarenta e oito) meses.

II – Bolsas no exterior:
a) Doutorado sanduíche: modalidade de bolsa destinada à realização de estágio para o desenvolvimento de pesquisa em Instituição de Ensino Superior estrangeira, por estudantes regularmente matriculados(as) em curso de Doutorado no Brasil.
b) Pós-Doutorado no exterior (formato sanduíche): modalidade de bolsa destinada a promover o aprimoramento profissional e acadêmico por meio do desenvolvimento de atividades de pesquisa em Instituição de Ensino Superior ou instituição de pesquisa estrangeiro, por doutores(as) que estejam
vinculados(as) como bolsistas de pós-doutorado no Brasil, no âmbito deste Programa. Essa modalidade é destinada a bolsistas sem vínculo empregatício ativo no Brasil.
c) Professor Visitante no Exterior Sênior e Júnior: modalidade de bolsa destinada à realização de visitas e orientações, docência em cursos e aulas, bem como o desenvolvimento de atividades de pesquisa, em Instituição de Ensino Superior estrangeira e em Institutos ou Centros de Pesquisa e desenvolvimento no exterior, sendo destinada a professores(as) ou pesquisadores(as) com vínculo empregatício com Instituições de Ensino Superior e institutos e Centros de Pesquisa do Brasil.

A PROPP recomenda a leitura atenta do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa)  para conhecimento das datas de submissão de propostas  e os requisitos para inscrição.

Compartilhe:
Veja também