Atividades

O objetivo principal da Base de Estudos do Pantanal (BEP) é o apoio ao desenvolvimento de Projetos de Pesquisa no Pantanal da Nhecolândia, de Miranda e do Abobral, que circundam a região do Passo do Lontra. Além disso, na BEP são desenvolvidos Projetos de Ensino e de Extensão.

  • Projetos de Pesquisa: são ligados aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu e aos Cursos de Pós-Graduação lato sensu da UFMS, visando à elaboração de Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado e de Monografias. Assim, na BEP são desenvolvidos trabalhos de pesquisa nas áreas de Agronomia, Biologia, Letras, Engenharia Ambiental, Farmácia-Bioquímica, Geografia, Tecnologias Ambientais, Turismo, Geologia, Medicina, Tecnologia de Alimentos, Física, Química, História, Educação, Odontologia, Veterinária e Jornalismo, entre outras. Dentre os diversos Projetos de Pesquisa desenvolvidos na BEP, faz-se necessário destacar o Projeto de monitoramento climatológico do Pantanal, na região do Passo do Lontra, realizado por meio de um Convênio celebrado entre a UFMS e o INPE, que possibilitou a instalação de uma torre de observação e uma estação climatológica na BEP.
  • Projetos de Ensino: são realizadas atividades práticas das disciplinas dos cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu da UFMS e de outras Universidades, bem como projetos para a elaboração de monografias de final de curso de Graduação e de Pós-Graduação lato sensu.
  • Projetos de Extensão: as principais atividades estão relacionadas ao atendimento mensal da população pantaneira da região do Passo do Lontra, na área de saúde (médico-odontológico-laboratorial). Também é mantida uma Escola Rural multisseriada (1º ao 9º ano) para crianças daquela região, em convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Corumbá/MS. E cursos de curta duração.