A Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) é uma descentralização, em âmbito das instituições formadoras, da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS). Atualmente, há 8 (oito) Programas de Residência sob a supervisão pedagógica da COREMU, quais sejam:
1. Programa de Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial;
2. Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica;
3. Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária;
4. Programa de Residência Uniprofissional em Psicologia Clínica;
5. Programa de Residência Uniprofissional em Radiologia Odontológica e Imaginologia;
6. Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico;
7. Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados;
8. Programa de Residência Multiprofissional em Reabilitação Física.
A COREMU é regida, em sua natureza administrativo-organizacional, pela Resolução n. 426-COPP/UFMS, de 14 de outubro de 2021; nessa resolução, é possível vislumbrar sua natureza, sua finalidade e sua composição, havendo também prescrições acerca de seu Coordenador e Vice-Coordenador, bem como, as atribuições da COREMU, como se dão suas reuniões e suas peculiaridades.
Há também as normas nacionais, emitidas pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS, que podem ser vistas nesta página, dentre as quais destacamos a Resolução CNRMS nº 01 de 21 de julho de 2015, que dispõe sobre a organização, o funcionamento e as atribuições da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) das instituições que ofertam programas de residência em área profissional da saúde na modalidade multiprofissional e uniprofissional.
No que concerne ao funcionamento dos Programas Uni e Multiprofissionais de Residência, sua regulamentação se dá pela Resolução COPP n. 181, de 22 de julho de 2020. Essa norma, de caráter genérico, é a baliza para a elaboração dos regulamentos específicos de cada um dos seis Programas listados, tratando sobre as definições e objetivos dos Programas – sua criação e organização, sua duração e estrutura didática -, sobre a gestão de colaboradores – docentes, tutores e preceptores e a possibilidade de seu credenciamento, recredenciamento e descredenciamento – e sobre os residentes – processo de seleção, inscrição, matrícula e transferência, seu processo de avaliação, possíveis licenças e trancamentos e desistência, desligamento ou abandono do programa.
Exercendo, atualmente, a função de Coordenadora da COREMU, está a Prof.ª Dr.ª Camila Guimarães Polisel, cujo lattes pode ser acessado aqui. A atual composição dessa Comissão pode ser encontrada na Portaria nº 41-PROPP/UFMS, de 5 de setembro de 2024.
Havendo quaisquer dúvidas a respeito da COREMU e/ou suas atribuições e competências, entre em contato pelo e-mail coremu.propp@ufms.br.
Veja outras informações sobre a Residência em Área Profissional da Saúde (Uni e Multiprofissional) na página da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional.