Secretaria de Comitês de Pesquisa e Inovação

A Secretaria de Comitês de Pesquisa e Inovação (SECOM/DIPEQ/PROPP) é a unidade de apoio técnico às atividades de planejamento, organização, acompanhamento, avaliação e fiscalização desenvolvidas por Comitês/Comissões/Grupos relacionados à pesquisa da UFMS, especificamente: a Comissão Interna de Biossegurança (CIBio-UFMS), a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP), o Grupo Gestor do Projeto Institucional de Internacionalização da UFMS (GG-PrInt), e o Grupo de Trabalho acerca da Lei da Biodiversidade e Cadastro no SISGEN (GT-SISGEN), preservadas as legislações específicas de cada Comitê/Comissão/Grupo.

COMPETÊNCIAS

  • secretariar as reuniões dos Comitês/Comissões/Grupos relacionados à pesquisa da UFMS;
  • redigir e organizar atas e documentos oficiais recebidos pelos Comitês/Comissões/Grupos relacionados à pesquisa da UFMS;
  • assessorar a Presidência dos Comitês/Comissões/Grupos relacionados à pesquisa da UFMS;
  • auxiliar na elaboração de relatórios de atividades dos Comitês/Comissões/Grupos relacionados à pesquisa da UFMS, quando cabível, e proceder a sua divulgação;
  • manter atualizada a composição dos Comitês/Comissões/Grupos relacionados à pesquisa da UFMS;
  • acompanhar a implementação ou cumprimento das orientações, normatizações e determinações emitidas pelos órgãos externos de controle e demais concedentes;
  • manter arquivo de documentos relacionados ao planejamento, organização, acompanhamento, avaliação e fiscalização de atividades desenvolvidas por Comitês/Comissões/Grupos relacionados à pesquisa da UFMS sob sua competência, pelo período exigido pelos órgãos externos de controle;
  • colaborar e fornecer subsídios para a elaboração e revisão de documentos oficiais da instituição, relacionados à sua gestão ou planejamento;
  • atender as demandas dos projetos de cooperação internacional no âmbito do programa Capes-PrInt;
  • gerir o cadastro institucional da UFMS junto ao SISGEN;
  • habilitar no SISGEN a solicitação de vínculo dos docentes com a UFMS;
  • acompanhar o GT-SISGEN nos procedimentos técnicos para cadastro do passivo da UFMS;
  • auxiliar e intermediar entre o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), o GT-SISGEN e os pesquisadores a adesão ao Termo de Compromisso;
  • receber e dar andamento os pedidos de assinatura do reitor nos Termos de Transferência de Material e Instrumentos de Envio;
  • apoiar os pesquisadores quanto às dúvidas sobre os aspectos técnico-operacionais da Lei 13.123/2015 e do cadastro no SISGEN, com o auxílio do GT-SISGEN e, quando necessário, encaminhando-os aos canais de dúvidas oficiais do CGEN;
  • intermediar a comunicação permanente entre o CEP e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CONEP);
  • receber e protocolar os documentos encaminhados à CEUA/UFMS;
  • informar e fornecer aos interessados a documentação necessária e os prazos vigentes, para o encaminhamento de protocolos à CEUA/UFMS;
  • elaborar relatórios gerenciais;
  • desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação;

Responsável pela unidade:

Secretário: Felipe Carvalho Silva de Jesus (Currículo Lattes)

Contatos:

Telefone: 3345-7192

E-mail: secom.propp@ufms.br