Pós-graduando, avalie as ações institucionais

Acadêmicos, técnicos administrativos, docentes e gestores da UFMS têm até 30 de maio para avaliarem a qualidade das ações institucionais. O objetivo é que identifiquem aspectos positivos e deficitários de modo a colaborarem com o alcance dos objetivos, metas e missão da Universidade.

A avaliação deve ser feita exclusivamente online no site www.siai.ufms.br. Os estudantes que não têm acesso à internet nas suas casas terão os laboratórios de informática de cada unidade disponíveis para a realização da avaliação.

Os questionários aplicados nesta primeira etapa reunirão a análise das condições de oferta dos cursos e das dez dimensões determinadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que são: a missão e o plano de desenvolvimento institucional; políticas para ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão e prestação de serviços; responsabilidade social; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal; organização e gestão da instituição; infraestrutura física; planejamento e avaliação; políticas de atendimento aos estudantes e sustentabilidade financeira.

A adesão é voluntária e compreende uma expressão do exercício da cidadania. “A Avaliação Institucional tem importância na regulação da Universidade além de ser uma importante fonte de informação para que a gestão superior possa planejar suas ações. No caso específico da autoavaliação ela retrata a opinião dos diferentes segmentos da UFMS sobre as atividades e estrutura da Universidade. Estas informações, além de serem utilizadas pela gestão superior, são parte importante do relatório que a CPA encaminha todo ano para o MEC, e que é um dos documentos base para a consulta das comissões externas que avaliam a Universidade e seus cursos”, explica Maria Ines de Affonseca Jardim, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFMS.

A avaliação institucional é um processo contínuo, coordenado pela CPA, com o apoio das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs). O suporte operacional é da Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI), vinculada à reitoria.  As etapas são definidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), para a qual a UFMS encaminha os relatórios anuais em cumprimento à determinação legal definida no âmbito da Lei 10.861/2004.

Para a segunda etapa da avaliação em 2019-2, prevista para outubro, o questionário abordará as condições de oferta dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu e os respondentes serão os estudantes da graduação e pós-graduação.

Texto: Ariane Comineti – com informações da CPA/SEAVI/UFMS