Submissão do relatório final de Iniciação Científica e Tecnológica
Informamos que o relatório final de Iniciação Científica e Tecnológica deverá ser preenchido pelo orientador no sistema SIGProj (https://sigproj.ufms.br/) conforme o TUTORIAL
Para o edital do PIVIC (Programa de iniciação Científica Voluntária) de fluxo contínuo, ao final de 12 meses, o orientador deverá submeter o relatório final em até 60 dias. Para o edital de Bolsas PIBIC/PIBIC-AF/PIBITI e PIVIC/PIVITI (iniciação Científica Voluntária), com início em 01/09/2023, o orientador deverá submeter o relatório final em até 60 dias após o encerramento (31/08/2024).
RELATÓRIO TÉCNICO FINAL DE BOLSISTA PIBIC-FUNDECT E PIBIC-AF-FUNDECT
CONSIDERAÇÕES
Esse procedimento se aplica apenas a bolsistas submetidos a editais de iniciação científica – PIBIC e PIBIC-AF com bolsa da Fundect. Os relatórios podem ser realizados a partir do dia 15/08/2024 e submetidos, para evitarmos pendencias. A vigência e o vencimento das bolsas da Fundect é o mesmo 31/08/2024, devendo o orientador e o bolsista providenciar o relatório até o dia 03/09/2024.
Segue o manual onde o relatório técnico final deverá ser realizado pelo SIGFundect (https://sigfundect.ledes.net/index.php?id=7&acao=1) –> Manual do relatório técnico final de bolsista
Siga o fluxo do procedimento abaixo e confira os detalhes no decorrer do documento (Manual):
- O bolsista preenche o relatório e envia para o orientador (via Sigfundect);
- O orientador avalia o relatório (via Sigfundect) e retorna para o bolsista caso necessite de correções;
- O orientador envia o relatório para avaliação da Fundect;
- O orientador gera o PDF (relatório) e encaminha para o bolsista assinar digitalmente;
- O orientador recebe assinado e assina digitalmente;
- O orientador encaminha o PDF (relatório) assinado para o Diretor de Pesquisa (Coordenador Institucional) para o e-mail seict.propp@ufms.br
Observação: O relatório deverá ser assinado digitalmente, pelo orientador e pelo bolsista, através da plataforma do governo Gov.br.
Segue o manual que tem como finalidade auxiliar o pesquisador a realizar a assinatura de documentos através do site do Governo Federal –> Manual para assinatura digital
ATENÇÃO!
Para realizar esse tipo de assinatura através do site Gov.BR, a conta deve apresentar o nível PRATA ou OURO. Cadastros com nível BRONZE não permitem realizar assinatura digital.
Para se tornar nível PRATA ou OURO, o sistema exige algumas comprovações de segurança como: reconhecimento facial, fazer login pela conta de um banco credenciado entre outros.
Acesse o link para mais informações –> https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br/niveis-da-conta-govbr
Dúvidas ou informações que se fizerem necessárias, pelo telefone (67) 33457193, ramal 7193 ou pelo e-mail: seict.propp@ufms.br