Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu

É a unidade responsável pelo suporte administrativo e técnico nos diversos processos e programas que envolvem os cursos de pós-graduação stricto sensu.

Serviços

  • Aplicar a política de pós-graduação aprovada pelos Conselhos Superiores competentes;
  • Prestar apoio técnico para encaminhamento de propostas de cursos novos à CAPES;
  • Prestar apoio administrativo para implantação dos cursos novos;
  • Auxiliar no encaminhamento para aprovação dos regulamentos, estrutura curricular, corpo docente e editais dos cursos;
  • Emitir editais de processos seletivos unificados de pós-graduação stricto sensu;
  • Emitir editais de credenciamento e descredenciamentos de docentes nos cursos de pós-graduação stricto sensu;
  • Gerenciar editais de Pós-Doutorado e Professor Voluntário;
  • Auxiliar na correção dos editais, a serem publicados pelas unidades setoriais;
  • Prestar apoio aos programas nos relatórios de coleta de dados para a CAPES, visando as avaliações quadrienais;
  • Promover o acompanhamento das atividades dos cursos e programas;
  • Emitir certificados de pós-doutorado de cursos de pós-graduação stricto sensu;
  • Elaborar e manter atualizado dados relativos à pós-graduação stricto sensu (cursos, docentes, alunos, etc.);
  • Promover o acompanhamento de programas da Capes, tais como PNPD, PDSE, PEC-PEG, PVNS e outros;
  • Prestar assistências relacionadas ao Sistema de Gestão da Pós-Graduação (SigPós);
  • Divulgar os editais dos órgãos de fomento visando melhoria da infraestrutura da pós-graduação;
  • Promover o acompanhamento da distribuição de cotas de bolsas dos programas da Capes;
  • Providenciar o encerramento dos processos de cursos descredenciados, assim como a organização dos arquivos e dados acadêmicos;
  • Proceder a alimentação/manutenção do site da PROPP e Portal de Pós-Graduação – dados stricto sensu;
  • Proceder a alimentação da plataforma de integração de dados das instituições de ensino superior;
  • Elaborar e divulgar catálogos da unidade;
  • Cumprir e divulgar entre os coordenadores dos programas de pós-graduação todas as normas do Programa de Demanda Social/CAPES;
  • Providenciar a divulgação das comunicações pertinentes enviadas pela CAPES;
  • Realizar cadastros, suspensão e cancelamentos de bolsistas no Sistema de Concessão de Bolsas e Auxílios – SCBA/CAPES;
  • Apresentar relatórios e documentos solicitados, bem como praticar todos os demais atos necessários ao bom funcionamento do Programa de Bolsas;
  • Manter arquivo atualizado, com informações administrativas e individuais dos bolsistas de pós-graduação;
  • Elaborar relatórios gerenciais;
  • Desenvolver outras atividades dentro de sua área de atuação.

Demais informações, consultar a SEPOS/DIPOS/PROPP.

 

Responsável pela  unidade:

Secretário: Antonio Koodi Kato  (Currículo Lattes)

Equipe:

Danilo Camara Caretta (Currículo Lattes)

Kassia Roberta Nogueira da Silva (Currículo Lattes)

Laís Lainy Moraes dos Santos (Currículo Lattes)

Mariana Paulino da Silva (Currículo Lattes)

Suise Carolina Carmelo de Almeida (Currículo Lattes)

Thauanna Corrêa Mendonça Vilhalba (Currículo Lattes)

Contatos:

Telefone: 3345-7198 / 3345-3977 /3345- 7744

e-mail: sepos.propp@ufms.br

 

Plataforma Sucupira


Abaixo o mapeamento dos principais processos executados pela SEPOS/DIPOS/PROPP:

 

Aceitação de diplomas por IES estrangeiras

Alteração do número de vagas

Alteração de linha de pesquisa ou área de concentração

Alteração de estrutura curricular

Cancelamento bolsista

Certificado de pós-doutorado

Credenciamento de docentes

Descredenciamento de docentes

Inclusão de participantes externos

Desbloqueio do SigPós

Edital de seleção

Encaminhamento de diplomas aos cursos

Matrícula manual no SigPós

Prorrogação de Pós-Doutorado

Regulamento